Caixa de Luz / Damon Hills + Finnis Architects

Caixa de Luz / Damon Hills + Finnis Architects - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Damon Hills, Finnis Architects; Damon Hills, Finnis Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  185
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
Cortesia de Damon Hills + Finnis Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma de uma cabana californiana localizada em uma área tombada em Northcote, Melbourne. Para este projeto era importante não denotar, mas sim defender e valorizar suas características originais. 

Cortesia de Damon Hills + Finnis Architects
Planta
Cortesia de Damon Hills + Finnis Architects

Este tipo de cabanas não são reconhecidas por sua arquitetura individualmente, mas cada habitação desempenha um papel no conjunto. A modéstia da fachada nesta reforma foi fundamental para o sucesso em manter sua personalidade e sua função no contexto histórico e estético de Northcote. 

Cortesia de Damon Hills + Finnis Architects

A deterioração do espaço interior impediu sua manutenção segundo o projeto original, de forma que os arquitetos optaram por interpretações modernas das características gerais dessa tipologia. As tábuas corridas do piso foram substituídas por novas, uma nova lareira foi instalada no mesmo local que a antiga, que foi escondida pela marcenaria e acabamentos como rodapés foram substituídos. 

Corte A

O limite entre o novo e o antigo é visível no corredor que direciona aos três degraus que levam até o anexo. Essa transição é percebida também pelos acabamentos, no piso, as tábuas de correr se transformam em concreto polido. Com o objetivo de não disputar com o telhado inclinado típico desta cabana, uma laje plana dá ao anexo uma silhueta mais moderna. Desta forma,a extensão não é visível a partir da elevação da rua e também é facilmente distinguível do original.

Cortesia de Damon Hills + Finnis Architects

A vista do corredor dá uma prévia do que vem pela frente, já que o anexo adiciona um elemento surpresa ao caminhar pelo projeto. A transição da antiga cabana, com aberturas mais tímidas, para o anexo revela um espaço de estar e uma cozinha ampla. 

Cortesia de Damon Hills + Finnis Architects

O anexo à cabana foi projetado para se aninhar no quintal e funcionar como um pavilhão no jardim, com amplas aberturas que trazem árvores exuberantes e vegetação aos ambientes fechados. A subida de nível no corredor faz com que a laje de concreto, o jardim e o deck estejam nivelados. A geometria do anexo também permite janelas que filtram a luz e iluminam a área de estar. 

Cortesia de Damon Hills + Finnis Architects

Neste projeto dois estilos de arquitetura se complementam e dignificam as características originais da cabana californiana em Northcote. A extensão moderna captura a luz em todas as direções e em diferentes horários do dia. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Caixa de Luz / Damon Hills + Finnis Architects" [Light Box / Damon Hills + Finnis Architects] 18 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896598/caixa-de-luz-damon-hills-plus-finnis-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.