Casa Omagoieaskoa / BAT

Casa Omagoieaskoa  / BAT - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: BAT; BAT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  430
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aitor Estévez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BI Bilbao Interiorismo, Cortizo, Dica, Porcelanosa Grupo, TAO Iluminación
© Aitor Estévez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Omagoieaskoa (oficialmente casa Goizko) se localiza no coração do Valle de Oma, dentro da Reserva da biosfera Urdaibai (Busturialdea, Espanha). Trata-se de uma aldeia de mais de 150 anos, catalogada como patrimônio histórico do patronato de Urdaibai, formada por muros de contenção de pedra e por uma estrutura de madeira de carvalho da época. As aldeias (em idioma vasco, Baserris) são edificações típicas da cultura rural do País Vasco que, com o tempo, e graças a seu valor histórico, se transformaram em um dos principais símbolos locais. Elas costumavam abrigar famílias numerosas e humildes que se dedicavam principalmente à agricultura e à pecuária. Hoje em dia muitos baseeis se transformaram em pontos turísticos ou foram reformados por seus proprietários para se adaptarem a novos padrões de conforto.

© Aitor Estévez

Em seu conjunto, a aldeia tem 750 m2 que são divididos em três pavimentos. A intervenção apenas contempla a reforma da metade sudoeste da propriedade.

Plantas
© Aitor Estévez
Área de atuação
Configuração do espaço: salão
© Aitor Estévez

O projeto aposta em trabalhar um grande espaço diurno, eliminando parte do forjado do primeiro pavimento e obtendo como resultado um salão principal de pé direito duplo. Este espaço se conecta ao exterior graças à abertura de um novo vão de 3,20 por 4,30 metros na fachada, rompendo com a tradicional escassa relação do interior com o exterior dessa tipologia, já que as paredes de contenção perimetrais eram peles praticamente herméticas com poucas aberturas. Na varanda de pé-direito duplo se situa um segundo salão, mais protegido, de dimensões inferiores, para um uso mais íntimo. Todos os espaços se conectam com uma nova escada de madeira que percorre os diversos espaços.

© Aitor Estévez
Corte

Foi realizada uma restauração integral da estrutura: os elementos mais deteriorados foram substituídos por novos em madeira autóctone da época que estava armazenada no terreno. O restante dos elementos foram sendo limpados por meio de um jateamento de areia de sílica a seco, depois lixados e, por último, receberam um tratamento anti-xilófago. Os elementos novos foram feitos em madeira de carvalho e pinho de origem local.

© Aitor Estévez

Todos os acabamentos foram feitos com materiais claros para respeitar o caráter próprio dos elementos originais, principalmente madeira e pedra.

Situação
© Aitor Estévez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Omagoieaskoa / BAT" [casa Omagoieaskoa / BAT] 15 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896454/casa-omagoieaskoa-bat> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.