Oficina de Projeto de Infraestrutura Verde na Luz

Oficina de Projeto de Infraestrutura Verde na Luz, Centro de São Paulo

14 de Junho e 21 de Junho - das 18h30 às 22h

Responsáveis pela Oficina - Coletivo UrbAmbiental e Centro Cultural Casa da Luz

Maitê Pinheiro - Bióloga Urbana, Mestre em Ciências (FAUUSP)
Riciane Pombo - Arquiteta Urbanista (Mackenzie)
Adriana Sandre - Bióloga Arquiteta Paisagista, Mestre em Ciências (FAUUSP)

Aulas expositivas, estudos de caso e estúdio de projeto de Infraestrutura Verde.

Inscrição: 70,00R$ por pessoa.

Vagas: 30 vagas

Infraestrutura Verde é um conceito projeto e planejamento da paisagem que une o desenvolvimento urbano à conservação da natureza. Propõe a criação de uma rede de paisagens naturais ou manejadas, que assumem funções infra-estruturais essenciais para as cidades, como drenagem e filtragem das águas pluviais, melhora da qualidade das águas superficiais, redução da poluição do ar e sonora, melhora das condições climáticas, promoção de áreas de conforto ambiental e oportunidades de lazer, proteção da biodiversidade e outros. Considerando as potencialidades naturais das paisagens a infraestrutura verde utiliza soluções baseadas na natureza que podem ser aplicadas à escala de uma casa, uma rua, uma quadrada ou mesmo uma região inteira.

A água é o elemento essencial da rede de espaços da infraestrutura verde sendo os estudos sobre a hidrologia local de grande importância e a área da bacia hidrográfica a unidade de acontecimentos dos processos naturais e, portanto, o território de estudo. As plantas e suas interações com a água e o meio por sua vez, são as protagonistas na promoção de serviços da natureza às pessoas. Atualmente, em diversas cidades do mundo, já são conhecidas e praticadas as soluções de infraestrutura verde de diversas escalas, desde os telhados e muros verdes aos sistemas de manejo ecológico das chuvas que incluem, sistemas de parques, áreas verdes com áreas alagadas, áreas de alto valor ecológico, rios e córregos urbanos.

A oficina de Projeto de Infraestrutura Verde na Região da Luz é um espaço para o acontecimento de ideias coletivas, desenvolvimento de projetos e ações na região da Luz, centro de São Paulo.

Cronograma: A oficina tem duração total de 6 horas, divididas em dois encontros.

Programação

19/06 (TERÇA-feira) - Infraestrutura Verde e a Região da Luz, Centro de São Paulo

18h30 – 19h: Recepção dos Participantes
19h – 19h10: Apresentação do Projeto Semente de Luz
19h10 - 19h40: Aula Expositiva sobre Infraestrutura Verde (IV) e Sustentabilidade Urbana
19h40 - 20h: Roda de Conversa sobre o Tema
20h - 20h15: Intervalo
20h15 - 21h: Apresentação do Estudo de Caso do Bairro da Luz, Centro de São Paulo - Infraestrutura Verde para a Região da Luz
21h - 22h: Elaboração do plano de Trabalho para o Estúdio de Projeto de IV na Luz

26/06 (terça-feira) Estúdio de Infraestrutura Verde para a Região da Luz

19h – 19h20: Aula Expositiva Projetos de Infraestrutura Verde
19h20 - 20h30: Estúdio de Projeto de IV na Luz
A partir das questões discutidas e do plano de trabalho elaborado no primeiro dia de oficina, será realizada uma atividade prática onde se pretende a elaboração de uma ou mais propostas de projetos para a Região da Luz. Dependendo das áreas de atuação dos participantes pode ser interessante a separação de grupos de ações. Serão disponibilizados materiais para consulta e pesquisa, mapas, material para escrita e desenho.
20h30 – 20h45: Intervalo/Café
20h45 – 21h30: Estúdio prático de Infraestrutura Verde
21h30 - 22h: Exposição das propostas desenvolvidas, roda de conversa e fechamento

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Oficina de Projeto de Infraestrutura Verde na Luz" 14 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896419/oficina-de-projeto-de-infraestrutura-verde-na-luz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.