O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. PLUG
  6. 2016
  7. Pátio Infiltrado / PLUG

Pátio Infiltrado / PLUG

  • 17:00 - 16 Junho, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Pátio Infiltrado / PLUG
Pátio Infiltrado / PLUG, © Román Cordero, David Matute
© Román Cordero, David Matute

© Román Cordero, David Matute © Román Cordero, David Matute © Román Cordero, David Matute © Román Cordero, David Matute + 14

  • Construção

    PLUG
  • Cálculo Estrutural

    SUMICON / Eng. Mauro Caamal
  • Colaboradores

    Alejandro Aldana, Daniel Aguilar, Sayuri Buenfíl, Yoshimi Hirouchi, Andrea Peraza, Daniel Rodríguez, Alfonsina Rosas
  • Estruturas de Alumínio e Vidro

    TERRANCE / Eng. Juan Manuel de la Torre
  • Mais informações Menos informações
© Román Cordero, David Matute
© Román Cordero, David Matute

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jardim imerso e sombreado como o núcleo de um programa doméstico circundante.

Esta residência protege uma árvore e valoriza o jardim como o núcleo de um programa doméstico mínimo. Seu perímetro define meticulosamente sua conexão com o exterior através de quatro paredes com apenas um acesso cada em resposta ao clima (atuando como uma barreira), abrigando as atividades próprias de um enredo multifamiliar.

Planta e Cortes
Planta e Cortes

ANTECEDENTES E REQUISITOS

O projeto está localizado dentro de um terreno multifamiliar que incorpora outras habitações, equipamentos e serviços, logo após o anel periférico, ao norte da cidade. O fato de estar dentro de um lote com áreas verdes e de lazer faz com que você participe várias vezes de eventos e cerimônias que nem sempre fazem parte da sua rotina familiar e às vezes se tornam intrusivos e desconfortáveis se você não quiser fazer parte deles. Portanto, o projeto para essa residência deveria considerar o fato de fechar-se ou abrir-se para essas eventualidades e, ao mesmo tempo, ter um espaço verde individual. A casa deveria ser ajustada a um orçamento de $ 950.000,00 pesos para sua realização, cumprindo um programa de atividades para uma família de 4 membros.

© Román Cordero, David Matute
© Román Cordero, David Matute

O PÁTIO COMO O CORAÇÃO DO PROJETO 

Uma  antiga árvore (Cordia dodecandra ou Ciricote) dá lugar ao jardim selvagem que crescerá no pátio interno da casa e será consolidado como uma pequena amostra de vegetação nativa. A estrutura de concreto homenageia a estrutura vegetal, que pressupõe suas transformações fenológicas (floração, frutificação, folhagem) e meteorológicas (sol, lua, chuva, etc.) com tudo o que isso implica (purificação do ar, conforto térmico, redução do estresse e ansiedade, entre outros).

© Román Cordero, David Matute
© Román Cordero, David Matute
Diagrama de Estratégia
Diagrama de Estratégia

GALERIAS CIRCUNDANTES 

O programa doméstico é organizado em 4 alas (ao redor do pátio) orientadas e programadas cada uma com atividades específicas: acesso e estudo (sul), depósito e área íntima (oeste), descanso e limpeza (leste), cozinha e estar (norte). Além disso, cada lado está relacionado ao lote principal através de um único acesso em cada fachada. As paredes do perímetro externo absorvem a temperatura e apoiam o armazenamento do mobiliário e equipamento básico para o desempenho familiar. A higiene pessoal da família é compactada em um único bloco, mas compartimentada para ser usada em paralelo.

© Román Cordero, David Matute
© Román Cordero, David Matute

TERRAÇOS DE CONEXÃO 

A casa seleciona cuidadosamente as aberturas que são conectadas com o ambiente externo através de terraços de pedra funcionando como um elo entre as atividades íntimas da família e as atividades coletivas (familiares), portanto, quando necessário, os membros participam da atividade que ocorre externamente ou criam seu próprio acontecimento interno.

© Román Cordero, David Matute
© Román Cordero, David Matute

MATERIALIDADE E ECONOMIA 

Todos os materiais envolvidos na construção são aparentes e com acabamentos locais e comuns, valorizando a estética natural (textura, vão e grão) dos agregados e concreto, oferecendo uma percepção artesanal que não somente confere um valor à atmosfera, mas contribui também para limitar o investimento.

Terraço e Fachadas
Terraço e Fachadas

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
PLUG
Escritório
Cita: "Pátio Infiltrado / PLUG" [Patio Infiltrado / PLUG] 16 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896351/patio-infiltrado-plug> ISSN 0719-8906