GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf

GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Mesa, VigaGUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Cadeira, Mesa, Janela, VigaGUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - JanelaGUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Viga, JanelaGUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf; Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BLINDEX. Divinal Vidros, Coral, Criativa, Divinal, Esmad, Greco Design, Leo Madeiras
GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Viga, Janela
© Gabriel Castro _ Reverbo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2017, a mostra de arquitetura de interiores CASACOR Minas ocupou um importante edifício que integra o Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação, região marcada pela forte efervescência urbana, cultural, política e gastronômica da cidade.

O local funcionou como sede da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e está diretamente associado à criação de Belo Horizonte. Nos últimos anos, o edifício vem passando por um processo de restauração, sob a supervisão do IPHAN, para abrigar futuramente as instalações do Museu Ferroviário após mais de uma década fechado.

GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Mesa, Janela, Cadeira
© Gabriel Castro _ Reverbo

Aqui, o tempo deixa de concordar com a permanência e se relaciona com a efemeridade. Um modelo mais radical que toma forma: mais experimental numa arquitetura menos determinante, tendo a autoria de concepção do espaço diluída entre mais de 50 profissionais e estudantes dos campos de arquitetura e design, participantes dos workshops de fabricação digital e responsáveis pelo mobiliário que habitaram o sótão do casarão. Ao redimensionarem seu protagonismo, os arquitetos passam a motivadores de construções processuais em que o campo de atuação não é mais a exposição, mas ações subjetivas e coletivas que ensaiam vivências.

O GUAJA Sapucaí conformou um laboratório efêmero que reuniu todas as condições para que os processos de discussão e construção do espaço pudessem acontecer em sua integralidade. Além de participarem do processo de concepção do espaço, os participantes do workshop fabricaram todos os elementos necessários à ocupação.

GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Cadeira
Etapas Lab Efêmero © Helena Lopes
GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Imagem 17 de 17
Mobiliário GUAJA Sapucaí © Felipe Faria
GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Cadeira, Mesa, Janela, Viga
© Gabriel Castro _ Reverbo

Uma máquina de corte CNC (controle numérico computadorizado) foi instalada no local durante todo o período de funcionamento do evento, transformando o espaço em um verdadeiro makerspace.

Foi proposto um espaço para abrigar a CNC com o intuito de proporcionar segurança aos visitantes, isolar ruídos e resíduos quando a fresadora estava ligada.

GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Viga, Janela
© Gabriel Castro _ Reverbo
Ocupação final
GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Mesa, Viga
© Gabriel Castro _ Reverbo

A execução da estrutura em Madeira Laminada Colada, se justificou devido ao peso que não deveria sobrecarregar o assoalho de madeira existente além da rapidez de montagem a partir de elementos modulares industrializados.

Além dos workshops, o GUAJA Sapucaí foi um espaço de trabalho e de experiências colaborativas além de promover exibições de filmes e uma série de conversas intitulada Arquitetura para não arquitetos. Nesses encontros, foram debatidos assuntos com largo enfoque na relação das pessoas com a paisagem urbana tangendo mobilidade urbana, memória e preservação, arte e modos de morar.

GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Gabriel Castro _ Reverbo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Sapucaí, 383 - Floresta, Belo Horizonte - MG, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf" 24 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896249/guaja-sapucai-flat27-plus-guaja-plus-marcos-franchini-plus-pedro-haruf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.