Residência em Madri / DL+A De Lapuerta Campo arquitectos asociados

Residência em Madri / DL+A De Lapuerta Campo arquitectos asociados - Mais Imagens+ 6

Madri, Espanha
  • Arquitetos: DL+A De Lapuerta Campo arquitectos asociados; DL+A De Lapuerta Campo arquitectos asociados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7906
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miguel de Guzmán
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bossini, Gradhermetic, Living ceramics, Shitecma, iGuzzini
  • Colaboradores: Lucía Ortiz de Galisteo, Pablo Quintanal, Daniel Mira, Alejandro de Miguel, Jorge de la Calle, Laura Flor, Filip Wojtasik
  • Arquiteto Técnico: Óscar González
  • Instalações E Estrutura: Valladares Ingeniería
  • Paisagismo: Puy Alonso
  • Arquiteto Responsável: Jose María de Lapuerta e Paloma Campo
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Miguel de Guzmán

Descrição enviada pela equipe de projeto. A situação do limite em que se encontra o projeto, numa esquina, junto à orientação do lote, faz com que a residência se situe na área norte do terreno, dando as costas a suas duas ruas de acesso e adotando uma estrutura em "L" de "fortaleza" a esta área pública, ainda que aberta totalmente ao jardim privado, delimitado por duas fachadas muito abertas e envidraçadas protegidas da captação solar direta por uma varanda e uma pérgola onde será plantada uma trepadeira e por árvores de folhas caducas.

Planta Geral

Todos os espaços se somam a este jardim ensolarado onde se desenvolve a vida da casa. A volumetria, por sua vez, também convida a se "somar ao jardim". A noroeste, na rua Alhena, a residência tem maior altura, situando-se nesta zona no pavimento térreo o estar, sala de jantar e a cozinha, espaços que precisam de uma maior altura de coberturas que no primeiro pavimento, onde se situam os dormitórios dos filhos, elevados na ala nordeste, na qual se situam, no térreo, o salão de jogos e o hall, que requerem a mesma altura de pé direito que os dormitórios.

© Miguel de Guzmán

Nesta área noroeste de menor comprimento, se situa no primeiro pavimento o dormitório principal, em cujo interior se evidencia a altura variável da cobertura que se transforma, em sua parte mais baixa, em uma varanda com vistas para Madri. A arquitetura projetada busca integrar-se com o entorno e potencializar esta casa murada, fechada no exterior e aberta ao jardim. Na parte externa foram propostas fachadas mais fechadas de concreto branco com tábuas e elementos externos de madeira. No interior, a relação dos espaços com o jardim se realiza através de grandes painéis envidraçados equipados com elementos de proteção solar, enquanto os planos cegos são de concreto liso perfeito, quase como estuque.

© Miguel de Guzmán
Elevação e Corte
© Miguel de Guzmán

Separando a casa do lote vizinho, do mesmo proprietário atualmente, mas dividido para manter uma possibilidade de venda no futuro, se situam a piscina de pouca profundidade e uma lâmina d'água que é visível da sala de estar através de uma janela, que também fornece uma grande entrada de luz lateral ao lado da sala onde a pérgola se transforma em varanda - laje de concreto coberta totalmente. O projeto aposta de forma decisiva pela economia de energia (superfícies envidraçadas com vidros de última tecnologia protegidos ao sul pela folhagem, cores claras, o máximo de envidraçamento, poucas aberturas a norte a ao barulho).

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Madri / DL+A De Lapuerta Campo arquitectos asociados" [Vivienda en Madrid / DL+A De Lapuerta Campo arquitectos asociados] 13 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896248/residencia-em-madri-dl-plus-a-de-lapuerta-campo-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.