Apartamento NU / Estúdio DEIXA

Apartamento NU / Estúdio DEIXA - Mesa, SofáApartamento NU / Estúdio DEIXA - Cadeira, PrateleiraApartamento NU / Estúdio DEIXA - Prateleira, JanelaApartamento NU / Estúdio DEIXA - Mesa, Madeira, JanelaApartamento NU / Estúdio DEIXA - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Estúdio DEIXA; Estúdio DEIXA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  75
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniela Ometto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aplicadora RJ, Art & Inox Serralheira, Clodomar Mármores, Marchesini Marcenaria
Apartamento NU / Estúdio DEIXA - Cadeira, Prateleira
© Daniela Ometto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apto NU está no 15º andar de um edifício dos anos 70, no bairro de Pinheiros. Orientado diante das margens do Rio Pinheiros, o edifício proporciona uma vista panorâmica de São Paulo para o apartamento: ao fundo toda a área de várzea é enquadrada entre o Pico do Jaraguá, ao norte, e a Serra de Paranapiacaba, ao sul; gradualmente, em primeiro plano, edifícios que retratam o processo de verticalização do bairro completam a paisagem. Dessa forma, a cidade se mescla com o interior do apartamento.

Apartamento NU / Estúdio DEIXA - Mesa, Sofá
© Daniela Ometto
Planta
Apartamento NU / Estúdio DEIXA - Mesa, Janela, Cadeira
© Daniela Ometto

Por ser na cobertura, o apartamento tem configuração diferente das demais unidades do prédio. A varanda acompanha todo o comprimento da planta, abrindo-se para todos os cômodos – quarto, sala, cozinha e lavanderia – com exceção dos banheiros. Para tirar proveito dessas relações, foram demolidas as duas paredes remanescentes da planta original. Essas dividiam o quarto da sala e a cozinha da lavanderia.

Apartamento NU / Estúdio DEIXA - Mesa, Cadeira, Janela
© Daniela Ometto

Foram substituídas por duas estantes dupla face que, além de serem mais transparentes e garantir maior permeabilidade visual e interação entre os espaços, auxiliam as necessidades de cada ambiente. Uma das novas divisórias possui uma parte em marcenaria que amplia a área de armazenagem do quarto e oferece à sala uma tela branca para projeção, dispensando a necessidade de uma televisão. A outra parte em serralheria, similar à que divide a cozinha da lavanderia, completa a composição da peça abrindo estantes para ambos os lados.

Apartamento NU / Estúdio DEIXA - Bancada, Pia, Janela, Cozinha
© Daniela Ometto

A intenção de fazer do apartamento um só cômodo foi compatível com os desejos da nova moradora que iria ocupá-lo sozinha, com poucas restrições quanto à privacidade dos espaços. Nesse sentido, com a utilização de poucos materiais, em tonalidades claras,  foi possível criar uma unidade visual e aumentar as sensações de luz natural e amplitude dentro da área interna de 58m2. A combinação de pisos como o taco de madeira - proposto para o quarto, sala e cozinha - e o deck também de madeira – proposto para a varanda –, estabelece uma relação de continuidade entre a área interna e externa.

Apartamento NU / Estúdio DEIXA - Janela
© Daniela Ometto

O piso em granilite – utilizado nas áreas molhadas: banheiros e lavanderia – estabelece um diálogo com o piso original das áreas comuns do prédio. Também em granilite, a bancada da varanda, espelhada à bancada da cozinha, abre a possibilidade de outra interação entre quem está do lado de dentro e quem está do lado de fora. A relação entre a sala e o banheiro principal se dá de forma atmosférica. O rasgo que compõe a parede da sala, leva iluminação natural ao banheiro durante o dia e, durante a noite, através de um néon rosa, colore todos os ambientes.

Corte Esquemático

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento NU / Estúdio DEIXA" 30 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896232/apartamento-nu-estudio-deixa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.