Apartamento MJ / Estúdio DEIXA

Apartamento MJ / Estúdio DEIXA - PrateleiraApartamento MJ / Estúdio DEIXA - Janela, PrateleiraApartamento MJ / Estúdio DEIXA - Mesa, Janela, Cadeira, DormitórioApartamento MJ / Estúdio DEIXA - Bancada, Pia, Cozinha, JanelaApartamento MJ / Estúdio DEIXA - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Estúdio DEIXA; Estúdio DEIXA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniela Ometto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Eliane, OTK Construtura, PH.D Marcenaria
Apartamento MJ / Estúdio DEIXA - Prateleira
© Daniela Ometto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apto MJ está no 9o andar de um edifício no bairro dos Jardins. A implantação no centro do terreno afasta o edifício de seus vizinhos, evitando a formação de empenas cegas e, por consequência, permitindo aberturas em quase todas as faces do apartamento. No entanto, o espaço interno fragmentado, obstruía as passagens de luz e ventilação, além de segregar os usos de cada cômodo. Dessa forma,  a intervenção consistiu em ampliar o espectro de interações entre os ambientes.

Apartamento MJ / Estúdio DEIXA - Mesa, Janela, Cadeira, Dormitório
© Daniela Ometto
Planta

A fim de conciliar a privacidade e convivência dos novos moradores – mãe e filho – a distribuição original dos cômodos foi mantida, porém a comunicação entre eles foi alterada. As paredes que dividiam a lavanderia da cozinha, a cozinha da sala e a sala do escritório, foram substituídas por portas de correr em madeira e policarbonato que, além de serem divisórias translúcidas que garantem a passagem de luz entre os espaços, permitem uma interação flexível entre os ambientes. Quando fechadas isolam a cozinha da sala ou a sala do escritório, criando espaços de refúgio e intimidade, quando abertas unificam a área comum,  dando espaço para maior sociabilidade.

Apartamento MJ / Estúdio DEIXA - Prateleira
© Daniela Ometto

A parede de alvenaria que dividia a sala de estar da sala de tv foi substituída por uma estante de madeira vazada que auxilia as necessidades de cada ambiente: para um lado, serve como suporte para a televisão, para o outro, como apoio para objetos, livros, vasos etc.

Apartamento MJ / Estúdio DEIXA - Bancada, Pia, Cozinha, Janela
© Daniela Ometto

A estrutura de concreto pré-existente, na qual a estante foi anexada, não poderia ser demolida. Dada essa situação, viga e pilar tiveram sua materialidade crua exposta, criando um elemento singular na composição das salas. Em diálogo com essa intervenção, bancadas e prateleiras em concreto aparente foram desenhadas para todos ambientes.

Apartamento MJ / Estúdio DEIXA - Janela, Cadeira
© Daniela Ometto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento MJ / Estúdio DEIXA" 17 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896226/apartamento-mj-estudio-deixa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.