O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Escritórios
  4. Brasil
  5. Urban Ode Arquitetura e Urbanismo
  6. 2018
  7. Escritório Korting & Adams / Urban Ode Arquitetura e Urbanismo

Escritório Korting & Adams / Urban Ode Arquitetura e Urbanismo

  • 05:00 - 16 Junho, 2018
Escritório Korting & Adams / Urban Ode Arquitetura e Urbanismo
Escritório Korting & Adams / Urban Ode Arquitetura e Urbanismo, © Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Autores

    Alessandra Fassina, Eduardo Paiva Ribeiro
  • Arquiteto Responsável

    Eduardo Paiva Ribeiro
  • Clientes

    Gustavo Adams, Stephen Korting
  • Área

    18.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando fomos procurados pelos clientes, existia a dúvida da parte deles se deveriam ficar na atual sede, onde estão há 10 anos, ou se deveria procurar um novo local. Ainda que bem estabelecidos no tradicional edifício da Galeria do Rosário, no centro do Porto Alegre, os clientes não vislumbravam o potencial da sala comercial de 18m2. De fato, não existia hierarquia de espaços e o layout com móveis soltos (fora de posição) estava longe de ser funcional. Coube a nós arquitetos buscar a solução.

Nos foi pedido o seguinte: uma pequena recepção (com contato visual limitado), área de atendimento aos clientes, mais lugar para guardar arquivos e uma copinha. Nossa primeira atitude de projeto foi organizar a parte de arquivo. Aumentamos a gola da porta do lavabo em 30cm e criamos um grande armário ao longo de toda parede lateral do conjunto e, com isto, eliminamos o antigo e nada funcional arquivo do escritório. Tiramos partido desta primeira atitude de projeto e definimos a circulação de clientes e advogados, assim como setorizamos as atividades. Para dar legibilidade a tais decisões, trabalhamos com diferentes acabamentos em cada zona: os acabamentos amadeirados ficam na parte de arquivo e circulação dos clientes; e os acabamentos cinza ficam no setor de trabalho/copa - que só os advogados devem ter acesso. Era importante que o armário de arquivos (e toda marcenaria que reveste o volume do lavabo) fosse o mais discreto possível e desse o tom de sobriedade que se espera de um escritório de advocacia. A luminária Pipe (com luz amarelada) dá ritmo e marca a circulação.  O setor de trabalho/copa é em tom cinza para não escurecer o ambiente. Fizemos o forro desta parte também em marcenaria e usamos tubulares (com luz em um tom abaixo) sempre visando a diferenciação de setores. Para delimitar a sala de espera, usamos um ripado branco que marca o acesso e garante a baixa visibilidade pedida.

Ficamos especialmente felizes por contribuir, mesmo que na pequena escala, para o centro da cidade seja valorizado e seja cenário de investimento por parte de bons profissionais.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Korting & Adams / Urban Ode Arquitetura e Urbanismo" 16 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896186/escritorio-korting-and-adams-urban-ode-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.