Casa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura

Casa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura - Bancada, VigaCasa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura - Janela, Tijolo, Fachada, VigaCasa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura - Janela, FachadaCasa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura - JanelaCasa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura - Mais Imagens+ 16

Imbituba, Brasil
  • Arquitetos: Desterro Arquitetos, Gabriela Almeida Arquitetura; Desterro Arquitetos, Gabriela Almeida Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arthur Lins, FCFIA
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bautech, Portobello, Suvinil, Termoacústica
Casa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura - Janela
© Arthur Lins

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa SP está localizada no litoral catarinense, próximo à Praia do Rosa. O programa atende uma família de três pessoas, distribuído em uma edificação térrea de 160 metros quadrados, em terreno com pouca declividade e proporção quadrada.

Casa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura - Janela, Fachada
© Arthur Lins

O partido de projeto tem como premissa a integração interna entre as áreas de uso coletivo e destas com o exterior, explorando o entorno e as paisagens locais. Organizado em um volume único, a área social se aproxima da rua, enquanto as áreas intimas estão no interior do terreno, estabelecendo gradativamente a relação entre público e privado. A abertura horizontal na fachada frontal enfatiza esta transição.

Em formato retangular, a casa foi disposta com sua maior dimensão para norte. Nessa orientação encontram-se os ambientes de permanência, como quartos e sala, que se abrem para o jardim do amplo terreno. Já ao sul estão os ambientes de serviços, como banheiros, depósito, área de serviço e despensa. A implantação na porção sul do terreno viabilizou maior área livre ao norte e, consequentemente, integração com o terreno e entrada de sol e luz para os ambientes internos sem interferência da edificação vizinha.

Casa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura - Janela, Fachada
© Arthur Lins

O volume alongado da edificação se contrapõe com a proporção da face frontal do terreno, onde localiza-se a sala de estar integrada à cozinha. Estas, por sua vez, se integram ao deck externo da churrasqueira por meio de amplas aberturas que permitem uma configuração de espaço único. É nesta parte da casa que a cobertura em madeira aparente, com pé direito elevado e meia água, quebra a rigidez da volumetria retangular térrea e reforça as premissas de integração propostas.

Planta - Térreo

Durante o verão, o beiral da cobertura evita a incidência direta dos raios solares no interior da residência, enquanto no inverno o sol ajuda a aquecer os cômodos. Aberturas nas fachadas norte e sul garantem, além da iluminação natural, a ventilação cruzada natural de todos os cômodos, com maiores aberturas voltadas à norte para receber o vento predominante dos períodos mais quentes do ano.

Casa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura - Janela
© Arthur Lins

As vigas de concreto aparente e em sua condição natural revelam o sistema estrutural, visível tanto no exterior quanto no interior da casa. Os ambientes sociais internos recebem piso de cimento queimado, enquanto os dormitórios são em piso laminado e os banheiros e áreas técnicas em piso porcelanato. A área externa é caracterizada por um deck de madeira, e os demais caminhos e acessos em concreto desempenado.

Casa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura - Fachada
© FCFIA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa SP / Desterro Arquitetos + Gabriela Almeida Arquitetura" 12 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896178/casa-sp-desterro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.