Heritage Depot Potyze / Claeys - Haelvoet Architecten

Heritage Depot Potyze / Claeys - Haelvoet Architecten - Mais Imagens+ 14

Ieper, Bélgica
  • Arquitetos: Claeys / Haelvoet Architecten; Claeys / Haelvoet Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1830
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BEKAERT, Kingspan Insulated Panels, Reynaers Aluminium, Unilin
© Piet-Albert Goethals

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo depósito do acervo publico de Potyze está localizado em meio a uma paisagem de campos e fazendas, próximo do cemitério militar de Saint-Charles. O edifício é um depósito para itens do patrimônio local e coleções de arte pública, onde esses tesouros do passado serão mantidos e conservados sob condições extremamente rigorosas.

© Piet-Albert Goethals

O acervo abriga objetos que vão desde cartões postais antigos, pinturas e achados arqueológicos, até lembranças pessoais e itens militares. Parte da coleção veio do “In Flanders Fields Museum”, objetos que fazem parte da história da região, memórias das guerras e batalhas travadas a poucos quilômetros de onde o edifício está implantado. 

Planta - térreo

À primeira vista, o edifício parece um simples volume de fachadas cegas e planos inclinados, construído com a materialidade das tradicionais telhas de barro que se mimetiza perfeitamente com a paisagem rural. Para resguardar o acervo da luz natural as paredes foram construídas como elementos sólidos e opacos, sem aberturas. Somente o hall de acesso, os corredores e espaços de trabalho possuem janelas, através das quais é possível ter uma bela vista da paisagem natural de Potyze.

© Piet-Albert Goethals

Todos os objetos são mantidos em ambientes monitorados e projetados especificamente para cada parte do acervo, contando com prateleiras, armários, arquivos … organizados sobre uma área total de 1300 m2, divididos em dois níveis. Este espaço é bastante modesto se comparado ao tamanho da coleção que hospeda, mas os modernos sistemas de armazenamento são compactos e eficientes, bem como a estrutura de empilhamento, a qual permite o armazenamento seguro de uma infinidade de objetos e peças raras.

© Piet-Albert Goethals

O depósito foi compartimentalizado em quatro áreas: um grande espaço para armazenar paletes, um espaço especial para itens frágeis, como pinturas e tecidos, um depósito para objetos de metal e um espaço de segurança.

Corte

Todo o patrimônio possui vigilância 24 horas por dia, 7 dias por semana, sob condições climáticas rigorosas. Apesar disso, o edifício foi construído segundo princípios do armazenamento de baixo consumo energético. Quase não há sistemas de climatização em operação dentro do edifício, resultando em uma estrutura de baixa manutenção e custos operativos. O “modelo Dinamarca” foi utilizado, o que significa que os espaços de armazenamento não são aquecidos nem refrigerados. As paredes possuem um isolamento robusto enquanto que o piso praticamente não, o que limita as flutuações de temperatura uma vez que o solo possui uma inércia térmica alta. Somente a desumidificação dos espaços é extremamente necessária; por isso as salas são hermeticamente fechadas e possuem um desumidificador. O edifício ainda conta com painéis solares para a produção de parte da energia necessária para seu funcionamento.

© Piet-Albert Goethals

Além dos espaços de armazenamento, que correspondem a maior parte do edifício, a estrutura abriga distintas áreas de apoio, como escritórios, uma sala de quarentena, uma sala de empacotamento, uma sala frigorífero... uma coleção de espaços técnicos que faz deste edifício um depósito patrimonial sem comparação, onde a história poderá ser preservada para as gerações futuras.

Cortesia de Claeys / Haelvoet Architecten

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zonnebeekseweg 363, 8900 Ieper, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Heritage Depot Potyze / Claeys - Haelvoet Architecten" [Heritage Depot Potyze / Claeys - Haelvoet Architecten] 14 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896131/heritage-depot-potyze-claeys-haelvoet-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.