Renier Chalon / MAMOUT architects + AUXAU - Atelier d’architecture

Renier Chalon / MAMOUT architects + AUXAU - Atelier d’architecture - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: AUXAU - Atelier d’architecture, MAMOUT architects; AUXAU - Atelier d’architecture, MAMOUT architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  357
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guy-Joël Ollivier
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Mapei, RENSON, ROTOR DC, Reynaers Aluminium, Xinnix, Zangra
Mais informaçõesMenos informações
© Guy-Joël Ollivier

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto destaca a herança desta típica "Maison de Maître", em Bruxelas, enquanto muda radicalmente o modo de viver na casa.

© Guy-Joël Ollivier

Uma casa típica de Bruxelas é tradicionalmente construída seguindo uma planta com 3 dormitórios enfileirados. Os dormitórios que estão do lado da rua são espaços de prestígio, enquanto os da parte posterior são dedicados aos serviços. As partes centrais, que muitas vezes não têm luz direta, geralmente são deixadas como espaços secundários.

© Guy-Joël Ollivier
Plantas
© Guy-Joël Ollivier

Esta linda residência localizada em Ixelles não é uma exceção a essa regra. O projeto, que visa transformar os dois primeiros níveis em uma residência, aproveita essa configuração. Do lado da rua, os ambientes são perfeitamente restaurados em seu estado original, por meio da conservação de seu volume e da reabilitação de sua decoração.

Axonométrica

As partes centrais são desmaterializadas e transformadas em uma grande escadaria. Esta intervenção é inspirada no arquitecto belga Victor Horta que, há um século atrás, alterou a planta da típica casa de Bruxelas implantando a escadaria no centro como fonte de luz e conexão visual. As escadas são conectadas a grandes patamares como mezanino, permitindo receber outras atividades além da circulação, transformando este espaço em uma área de convivência.

© Guy-Joël Ollivier
© Guy-Joël Ollivier

Do lado do jardim, todos os pisos e paredes, sem valor patrimonial, são demolidos. Isso deixa espaço para novas estruturas que hospedam os dormitórios. O nível do térreo é rebaixado ao longo de uma escada monumental de concreto, para que a cozinha e a sala de jantar atinjam o nível do jardim e ganhem altura no pé-direito. Diminuir o nível do térreo também permite integrar um pavimento adicional por um conjunto de patamares divididos e, portanto, atingir o programa do cliente.

© Guy-Joël Ollivier

O projeto faz uso intensivo de materiais reutilizados, salvos das demolições ou comprados na ROTOR (pisos de madeira, iluminação, ferragens, ...).

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Renier Chalon / MAMOUT architects + AUXAU - Atelier d’architecture" [Renier Chalon / MAMOUT architects + AUXAU - Atelier d’architecture] 10 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896077/renier-chalon-mamout-architects-plus-auxau-atelier-darchitecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.