Campus de Ciências Médicas das Koc University / Kreatif Architects + Cannon Design

Campus de Ciências Médicas das Koc University / Kreatif Architects + Cannon Design - Mais Imagens+ 70

  • Arquitetos: Cannon Design, Kreatif Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, AKS, Alya Deri, Aspen, Bosch, Camira, Covering Chile, Delta Light, EAE, Forbo Flooring Systems, Grisberger, Hafele, Hunter Douglas Architectural (Europe), Ikizler, Kasso, Knauf, Koleksiyon, Kvadrat, LG Electronics, LSI Industries, +15
© Yercekim Architectural Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto conceitual e o planejamento médico do Campus de Ciências Médicas da Koc University, localizado no distrito de Topkapi, em Istambul, foram realizados em colaboração com a Cannon Design. Desde as primeiras fases do projeto, workshops de projeto foram organizados com representantes de diferentes segmentos, incluindo médicos, enfermeiros, professores e a equipe administrativa. Além do projeto conceitual e do planejamento médico, o Kreatif Architects também realizou as revisões que se tornaram necessárias com as alterações após a conclusão da primeira etapa.

© Yercekim Architectural Photography

O projeto baseia-se na ideia de criar uma organização espacial suficientemente flexível para responder a possíveis necessidades e requisitos futuros, ao mesmo tempo que funciona como um centro de inovação em pesquisa para a indústria médica. O projeto também incentiva a integração e colaboração entre diferentes disciplinas para uma melhor educação médica.

Axonométrica

A educação acadêmica e o treinamento profissional estão cuidadosamente posicionados para se apoiar mutuamente. O campus consiste em uma faculdade de medicina com programas de pesquisa e treinamento, um hospital universitário com capacidade para 440 pacientes internados, uma escola de enfermagem, um centro de simulação avançada, laboratórios de pesquisa de segurança máxima, dormitórios, instalações sociais e salas de esportes. Assim, o projeto é moldado para criar conexões visuais e físicas entre a pesquisa, o treinamento e os blocos hospitalares.

© Yercekim Architectural Photography

A linguagem arquitetônica é constituída por formas e materiais abstratos contemporâneos, cujas origens remontam às formas de outro campus da universidade localizado em um distrito remoto de Istambul. As formas e materiais também remetem à arquitetura tradicional turca. Grandes beirais e janelas salientes estilizadas na ala sul refletem essas preocupações.

© Yercekim Architectural Photography
© Yercekim Architectural Photography

O edifício é formado principalmente por dois blocos retangulares longos alinhados em um lote estreito. A ala sul foi desenhada mais embaixo e distancia-se da outra com uma curva suave para fornecer mais luz natural ao átrio e à ala norte. A abertura entre as alas cria uma entrada convidativa para o hospital. O terraço acima da entrada principal oferece um espaço comum reservado e pacífico para pacientes, médicos, estudantes e visitantes.

Corte

Os átrios provenientes do projeto estrutural são elementos arquitetônicos importantes que garantem a integridade das áreas internas e externas. Além disso, os espaços nos mezaninos e no subsolo podem ter acesso a muito mais luz natural com as claraboias posicionadas nesses espaços abertos. A primeira etapa do projeto consistia na escola de medicina e no hospital na frente deste complexo, enquanto a escola de enfermagem e as futuras adições, tais como dormitórios, parque tecnológico e instalações sociais, estão localizadas no lado noroeste que foram concluídas na segunda fase. Devido às mudanças súbitas nas regulamentações legais de construção ocorridas durante a construção, os blocos da segunda fase não puderam ser construídos na mesma altura dos blocos da primeira fase, como havia sido planejado anteriormente. Portanto, o desenho foi revisado uma vez que alguns programas propostos para a segunda etapa foram cancelados.

© Yercekim Architectural Photography

Um dos principais desafios do projeto foi separar os fluxos de circulação do hospital das outras unidades. Diferentes perfis de usuários, como pacientes, estudantes, acadêmicos e visitantes, só podem se encontrar em pontos específicos para manter os altos padrões de higiene. As vias de serviço que cercam o campus e os pavimentos de subsolo são reservados para outras necessidades de circulação, incluindo o acesso de emergência, a entrega de mercadorias e a retirada de resíduos.

© Yercekim Architectural Photography

O maior princípio do projeto era excluir itens e decisões que pudessem aumentar o custo de construção e manutenção. É por isso que os materiais e detalhes duráveis, fáceis de limpar e de baixa manutenção tiveram preferência em todo o complexo. O projeto também evita o luxo para criar uma arquitetura pacífica e discreta que se tornaria um contexto neutro, mas confortável para pacientes, estudantes e funcionários cujas vidas focam na recuperação, na educação e na pesquisa.

© Yercekim Architectural Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Istambul, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus de Ciências Médicas das Koc University / Kreatif Architects + Cannon Design" [Koc University Medical Sciences Campus / Kreatif Architects + Cannon Design] 12 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896063/campus-de-ciencias-medicas-das-koc-university-kreatif-architects-plus-cannon-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.