Resiliência e Design com Pablo Lazo (ARUP)

No próximo dia 11 de junho, Arq. Futuro – plataforma de discussão sobre as cidades – e Insper convidam para palestra com Pablo Lazo, diretor de planejamento integrado da ARUP, na sede do próprio Insper em São Paulo. O encontro, que é aberto ao público, irá explorar o conceito de resiliência no planejamento das cidades a partir da experiência da iniciativa 100 Resilient Cities, que tem a Fundação Rockefeller como principal apoiadora e a ARUP como uma das empresas parceiras.

A rede de parceiros da 100 Resilient Cities atua em diversas frentes junto a cidades do mundo todo. Suas ações incluem o treinamento de líderes locais, a consultoria técnica às gestões municipais, o desenvolvimento de estratégias de resiliência, seu financiamento e sua implementação. Dessa maneira, contribui para que as cidades estejam adaptadas para lidar tanto com choques pontuais quanto com situações de tensão prolongada.
O desenho da resiliência visa fornecer às cidades estratégias para mitigar riscos como efeitos da mudança climática, inundações, deslizamentos de terra, congestionamento, poluição do ar e falta de moradia a preço acessível. Trata-se de uma forma holística de planejamento urbano, em que são transpostas as divisões setoriais da gestão pública das cidades – mobilidade, habitação, infraestrutura etc. – de forma a integrar informações e estratégias.

Na palestra, serão exploradas questões socioecológicas no contexto das rápidas mudanças urbanas. O público conhecerá diferentes casos de cidades que têm trabalhado com 100 Resilient Cities no campo do planejamento territorial, dos processos participativos e de metodologias interdisciplinares para construir uma estratégia da resiliência.

“Se os governos municipais e a sociedade civil entenderem que a resiliência significa estar mais bem preparado para o futuro, planejar e projetar as cidades com essa mentalidade permitirá que os tomadores de decisão formem políticas e definam projetos estratégicos nessa direção”, explica Pablo Lazo.

SOBRE PABLO LAZO
Juntou-se à Arup em 2000 e tem trabalhado intensamente em grandes projetos de desenho urbano no Reino Unido e, internacionalmente, como o masterplan para KCC-Azcania na Cidade do México, Wanzhuang ecocity, Baku Sport City, Stratford City, Distrito de Zuidas e no Madrid Cidade do Conhecimento. Atualmente, é diretor do projeto masterplan do hub digital, em Guadalajara, no México, e no masterplan de Santos, no Brasil, a regeneração da waterfront. Entre seus projetos recentes, foi líder do projeto para estratégia de desenvolvimento sustentável do novo Aeroporto do Cidade do Mexico e coordena a preparação da Estratégia de Resiliência para as cidades de Santiago de Chile, Buenos Aires, Montevideo, Santa Fe e Salvador. Foi tutor assistente e jurado convidado na Architectural Association e é professor em diversas instituições de toda a Europa e América Latina e questões de arquitetura, urbanismo, planejamento urbano, desenvolvimento sustentável e resiliência urbana.

ARQ. FUTURO E INSPER CONVIDAM - PALESTRA RESILIÊNCIA E DESIGN COM PABLO LAZO
Data: 11/06/2018
Horário: recepção a partir das 08h30 – 9h às 10h30
Local: Sala Marcos Lopes – 2º andar - Insper
Entrada: Rua Quatá, 300 - Vila Olimpia, São Paulo - SP - Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n
Inscrições: https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/resiliencia-planejamento-cidades/
Vagas limitadas sujeitas à capacidade da sala. Evento gratuito.

SOBRE O ARQ.FUTURO
O Arq.Futuro - plataforma de discussão sobre as cidades - traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O conteúdo é produzido em diversos meios: palestras, debates, vídeos, artigos e livros. A equipe também atua diretamente em consultorias para empresas, associações de bairro e organizações sem fins lucrativos em projetos de regeneração territorial e urbana. Ao mesmo tempo em que promove a preservação do patrimônio arquitetônico brasileiro, o Arq.Futuro propõe um diálogo sobre o desenho e a gestão das cidades. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano. Ao envolver o público na discussão sobre arquitetura de qualidade e a necessidade de melhores investimentos em infraestrutura e serviços, o Arq.Futuro cultiva uma base local de conhecimentos sobre inovação em arquitetura e urbanismo no país e na América Latina. Vários dos arquitetos, economistas e empresários mais influentes do país e do mundo têm se reunido com formadores de opinião e atores políticos nos eventos do Arq.Futuro. Alguns dos temas debatidos são: habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público no desenvolvimento urbano; impacto de novas tecnologias nas formas de viver nas cidades; caminhos para promover a construção do novo e a preservação do patrimônio cultural; e a diferença entre tendências passageiras e valores permanentes em arquitetura. www.arqfuturo.com.br.

  • Título

    Resiliência e Design com Pablo Lazo (ARUP)
  • Tipo

    Palestra
  • Organizadores

  • De

    11 de Junho de 2018 08:30 AM
  • Até

    11 de Junho de 2018 10:30 AM
  • Onde

    Insper + Arq.Futuro
  • Endereço

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Resiliência e Design com Pablo Lazo (ARUP)" 07 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895952/resiliencia-e-design-com-pablo-lazo-arup> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.