Edifício San José de la Sierra / German del Rio, Nicolas del Rio, Roberto Farias

Las Condes, Chile
  • Arquitetos: German del Rio, Nicolas del Rio, Roberto Farias; German del Rio, Nicolas del Rio, Roberto Farias
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4897
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, ALMAD, Anwo, DOM, ORIANA PONZINI
  • Proprietário: Inmobiliaria MAGAL
  • Construção: Constructora MAGAL. Roberto Gorodischer
  • Engenharia Estrutural: Canepa Ingenieros
  • Paisagismo: Francisca Piwonka
  • Interiores: Enrique Concha
  • Iluminação: Maria Jose Sanchez
  • área De Apartamentos: 388-834 m2.
  • Autores: German del Rio, Nicolás del Rio, Roberto Farías
  • Colaboradores: Magdalena Besomi, Víctor Arancibia, Juan Gigoux, Felipe Camus
  • Cidade: Las Condes
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. San José de la Sierra é um empreendimento de oito apartamentos de alto padrão em um prédio de concreto aparente com três pavimentos.

© Nico Saieh

Em 2016 fomos desafiados a fornecer uma alternativa de moradia que tinha que transmitir tanto a abertura quanto a liberdade de uma casa com a segurança de um apartamento. O local estava numa vizinhança em mudança, de grandes propriedades no sopé dos Andes, uma situação comum de uma cidade em expansão que precisa fornecer mais densidade dentro de seus limites.

© Nico Saieh

A resposta foi um volume de concreto monolítico visando a ideia de uma única grande propriedade, uma mansão sob a qual todos os moradores se sentiriam à vontade com sua parte sem serem destacados.

© Nico Saieh

Reforçamos o conceito do projeto com uma série semi-regular de aberturas em três orientações, que escondem os diversos destinos que cada um tem, ou seja, quarto, cozinha ou banheiro retratam o mesmo tamanho de janela e acabam com diferentes soluções de privacidade.

© Nico Saieh

Esse arranjo frequentemente encontrado em exemplos clássicos de arquitetura é alterado com três escadarias expressivas adjacentes que organizam e trazem hierarquia para as diferentes salas de acesso. O volume muda seu ritmo à medida que sobe e serpenteia pelo terreno andino bastante inclinado.

© Nico Saieh

Outra ideia representada pelo edifício é expressar sua massa. Recuamos a instalação de todos os caixilhos mostrando uma borda de parede robusta, como um valor estético e característico do sistema construtivo massivo e sólido. Isso colabora com a leitura de continuidade dos vãos, que são destacados pela sombra projetada continuamente sobre eles, desaparecendo o brilho do vidro a primeira vista. Este objetivo é intensificado pela seleção de persianas idênticas que permitem filtrar a privacidade interior.

Cortesía de DRAA
Cortesía de DRAA

O resultado é uma alternativa imobiliária de alta qualidade construtiva junto a uma proposta arquitetônica inovadora que ressalta a importância da ideia totalizadora do volume na leitura atomizada de seus elementos e expressão de fachada.

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle San José de La Sierra 780, Las Condes, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício San José de la Sierra / German del Rio, Nicolas del Rio, Roberto Farias" [Edificio San José de la Sierra / German del Rio, Nicolas del Rio, Roberto Farias] 08 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895944/edificio-san-jose-de-la-sierra-german-del-rio-nicolas-del-rio-roberto-farias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.