Corpos celestes / Diller Scofidio + Renfro

Corpos celestes / Diller Scofidio + Renfro - Mais Imagens+ 27

  • Projeto De Iluminação: Tillotson Design Associates
  • Design Gráfico: The Met’s Design Department
  • Engenharia Estrutural: Laufs Engineering Design
  • Construção: New Project
  • Cliente: The Costume Institute, The Metropolitan Museum of Art
  • Equipe: Elizabeth Diller (Associada responsável), Kumar Atre (Líder do projeto), Ricardo Scofidio, Matthew Johnson, Anthony Saby, Alex Knezo, Swarnabh Ghosh, Jack Solomon
  • Cidade: Nova Iorque
Mais informaçõesMenos informações
© Floto + Warner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto expositivo idealizado pelo Costume Institute e desenvolvido pelos arquitetos da Diller Scofidio + Renfro, apresenta indumentárias papais e outros acessórios utilizados pelo mais alto escalão da igreja católica na Capela Sistina (muitos dos quais nunca foram vistos fora do Vaticano). As várias peças apresentadas cobrem desde o início do século XX até os dias de hoje, as quais estão expostas nas galerias bizantinas e medievais e também nos claustros do Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque, o MET. A abordagem proposta pelos arquitetos da DS + R explora a noção de um chamado "espaço católico" que pretende construir um diálogo entre a moda e a arte cristã medieval.

© Brett Beyer

Este "espaço católico" está representado através de uma cenografia bastante complexa. A imagem religiosa invocada pelo título da exposição, sugere um sem fim de diferentes interpretações, um mundo espiritual que pode ser acessado através da sensibilidade humana. A liturgia da igreja é construído por uma trama de diversas formas de arte. Escritura, música, arquitetura e arte, as quais trabalham em conjunto para gerar um senso de comunidade e devoção. Mais do que um palco, o espaço católico é a integração holística de uma experiência estética multissensorial.

© Floto + Warner

A moda religiosa, pode ser considerada então uma extensão natural desse modelo, esculpindo fantasias inefáveis em um discurso sobre herança cultural - incluindo o catolicismo. Os designers contemporâneos costumam usar o mesmo conjunto de imagens cristãs atemporais que os artistas bizantinos e medievais representados na coleção do MET, criando potencial para ressonâncias entre vestimentas modernas e obras de arte históricas. Para facilitar essa troca, a DS + R evoca a estrutura imersiva deste "espaço católico".

© Floto + Warner

Os visitantes são convidados a explorar e descobrir estas vestimentas e acessórios religiosos através de uma série de intervenções discretas ao longo de 27 galerias espalhadas em dois espaços do MET. O projeto expositivo integra todas estas galerias como um espaço continuo. As peças apresentadas correspondem às especificidades da arte, bem como às diversas condições espaciais das galerias onde estão instaladas. Elas traduzem as qualidades espaciais e materiais através dos objetos que as acompanham (por exemplo, um pedestal, uma plataforma, um vitral, etc.) com uma linguagem arquitetônica coerente que os permite se destacar de seu contexto. Cada sala do percurso expositivo apresenta a arte e a arquitetura em um diálogo franco com a moda religiosa, criando uma experiência perene com ênfase no ritmo, na narrativa e na atmosfera que constrói.

© Floto + Warner

O projeto expositivo explora o potencial da luz dentro deste espaço católico. A luz natural é um dos elementos mais importantes na maneira com que os espaços das igrejas medievais se revelam. A luz é responsável por criar uma sensação profunda de tempo e espaço. Dentro da exposição, o ritmo de apresentação das peças é periodicamente pontuado por projeções de "luzes sobrenaturais". Como se por uma vontade maior, os principais elementos estivessem iluminados por uma luz celestial. Isolados de seus vizinhos, eles estão em contato direto com seu ambiente arquitetônico e o céu implícito acima deles. Como uma interrupção no percurso tradicional do museu, esta exposição procura criar uma ponte afetiva para outro mundo, talvez mais espiritual.

© Floto + Warner

Enquanto as indumentárias modernas e contemporâneas se relacionam com as suas fontes de referência (e inspiração), as vestes papais e os acessórios da sacristia da Capela Sistina são apresentados em um cenário mais abstrato, em móveis especificamente desenhados de acordo com às qualidades de cada objeto. Esta "descontextualização" visual procura potencializar sua magnificência escultural fruto do excepcional trabalho artesanal de seus criadores.

© Brett Beyer

O projeto expositivo procura estabelecer um equilíbrio entre a presença sagrada destes itens mas também permitindo um certo nível crítico dentro de uma cultura materialista. Por um lado, a religião é sagrada e inviolável, mas por outro lado, sempre se envolveu com arte e design. A tensão que esta exposição explora é como essa relação, e os valores que ela expressa, se transformam ao longo do tempo.

© Brett Beyer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1000 5th Ave, Nova Iorque, NY 10028, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Corpos celestes / Diller Scofidio + Renfro" [Heavenly Bodies / Diller Scofidio + Renfro] 09 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895874/corpos-celestes-diller-scofidio-plus-renfro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.