Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura

Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura - FachadaCasa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Cerca, Janela, CorrimãoCasa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Janela, Fachada, CorrimãoCasa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Mesa, Cadeira, Bancada, VigaCasa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Pimont Arquitetura; Pimont Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CONCRETO USINADO, Esquadrias de alumínio, Estrutura Metálica, IMPERMEABILIZAÇÃO, SISTEMA FOTOVOLTAICO
Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Janela, Fachada, Corrimão
© Pedro Caetano + Rafael Bridi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A região do Cacupé, em Florianópolis, se desenvolve num modelo típico de subúrbio residencial de baixa densidade, com condomínios unifamiliares ocupando uma faixa de terreno íngreme entre o mar e as montanhas.

Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Mesa, Madeira, Janela, Cadeira, Viga, Fachada, Terraço
© Pedro Caetano + Rafael Bridi

A paisagem, até pouco tempo atrás caracterizada pelas “casas de chácara” em meio ao verde se opondo aos barracões de pesca junto ao mar, vai se transformando pela urbanização, que concentra a ocupação junto à estrada de acesso, nas áreas mais densamente construídas dos condomínios, que relegam às cotas mais altas as áreas verdes obrigatórias.

Corte C

Subindo as encostas, os trechos iniciais de muitos condomínios formam um conjunto quase contínuo de construções, em ruas áridas, com ocupação máxima dos terrenos e recuos mínimos entre as casas. Na corrida pela melhor vista para a baía, as casas vão encobrindo umas às outras, restringindo um dos maiores valores daquela implantação.

Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Corrimão, Viga
© Pedro Caetano + Rafael Bridi

Neste projeto, partimos de dois desejos particulares e de uma visão diferente de cidade.

Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Costa
© Pedro Caetano + Rafael Bridi

O primeiro desejo, resgatar a vista deslumbrante que levou à compra do terreno, limitada pela construção da casa vizinha.
O segundo, aplicar conceitos do habitar contemporâneo, numa casa concisa e de ambientes integrados, utilizando técnicas de projeto e tecnologias aplicadas para uma casa energeticamente eficiente e confortável.

Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Janela, Cadeira, Viga, Terraço
© Pedro Caetano + Rafael Bridi

A visão diferente de cidade, fugindo do conceito predominante de ocupação máxima, levaria a preservar dentro do lote parte da natureza, no mais relegada às áreas de preservação.

Um gesto que explicita o nosso desejo por uma melhor relação entre arquitetura e natureza.

Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Cadeira, Terraço, Pátio, Aido
© Pedro Caetano + Rafael Bridi

A implantação por si, já alcançou alguns dos objetivos.

A casa suspensa preserva o perfil original do terreno, deixando grande parte livre como jardim.  Permite enxergar toda a baía norte da Ilha de Santa Catarina, desde as ilhas de Ratones - na saída da baía - até a ponte Hercílio Luz, no centro da cidade.
O projeto preservou ao máximo o terreno natural, com uma ocupação mínima.

O subsolo é a conexão da casa com a rua, por onde se fazem os acessos.

Subtraída a menor área possível para cumprir o programa, o restante do terreno preservou sua configuração natural.
Utilizamos uma geometria orgânica e a materialidade do concreto rústico nas  interferências com a topografia original do terreno.

Aproveitando o vão até o térreo levemente suspenso, um rasgo contínuo junto ao teto da garagem garante a ventilação natural permanente.

Planta - Superior

O térreo é uma grande varanda, coberta e descoberta, fechada e aberta. Permite contemplar o jardim e garante também o acesso aos seus diversos níveis, através de patamares, terraços, escadas e taludes.

Respeita a topografia original e pedras existentes no terreno mesmo no perímetro da construção, aumentando a sensação de integração entre área construída e jardim.

Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Fachada, Janela
© Pedro Caetano + Rafael Bridi

O volume expressivo, em madeira, é a  única área fechada, abrigando um par de suítes.

O térreo é todo o jardim. Jardim aberto e permeável à vizinhança.

A casa mesmo é o salão suspenso 4 metros acima do terreno.

Uma grande janela para a vista da baía. A natureza faz parte da casa, o tempo todo.

Corte B

Uma planta livre que permite ao casal aproveitar todas as vantagens de um "ninho vazio", sem restrições de privacidade.

Neste salão quarto sala e cozinha compartilham um espaço único. Os espaços de serviço - banheiros, closet, lavanderia, despensa - ocupam a face leste. Estes espaços têm luz e ventilação natural através dos "sheds", voltados ao norte.

Na fachada oeste, um conjunto de telas solares retráteis sombreia a casa nos horários mais quentes, sem perda da visão para a baía ou da ventilação natural.

Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Janela, Fachada
© Pedro Caetano + Rafael Bridi

Na fachada leste, um conjunto de rasgos verticais garante um visual dos morros verdes e garante ventilação cruzada, aproveitando a direção dos ventos predominantes.

Na cobertura, painéis fotovoltaicos sombreiam grande parte da cobertura e produzem até 80% da energia elétrica consumida pela casa, compartilhada com a rede através de um medidor bidirecional.

Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Janela, Fachada
© Pedro Caetano + Rafael Bridi

Coletores solares abastecem o sistema de aquecimento de água.

A laje plana capta água pluvial, que é filtrada e estocada na cisterna no subsolo. Lá é tratada com ozônio e utilizada intensamente em diversos pontos de consumo pela casa.

Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Pedro Caetano + Rafael Bridi

A casa é sustentável e eficiente. Utilizamos estratégias bioclimáticas para obter conforto ambiental e introduzimos novas tecnologias de captação e reuso de recursos naturais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Cacupé / Pimont Arquitetura" 06 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895775/casa-em-cacupe-pimont-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.