Casa da Árvore / AS Arquitectura

Casa da Árvore / AS Arquitectura - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: AS Arquitectura; AS Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  390
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CASTEL, Helvex, Mosaicos La Peninsular, Noken, Pizarro, Porcelanosa Grupo, URREA, VALVO
  • Construção: Multiconstrucciones del Sureste (Eng. Rafael Gongora)
  • Cálculo Estrutural: Taller PDY (Eng. Rodolfo José Pascacio Sanchez)
  • Paisagismo: Labital
  • Desenho De Iluminação: Lightstyle
  • Autores: Alejandra Abreu Sacramento e Xavier Antonio Abreu Sacramento
  • Equipe De Projeto: Arq. Rafael Torija, Arq. Efraín Góngora, Arq. Carlos Solis, Arq. Pamela Ortega
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Casa na Árvore é uma moradia unifamiliar de 391 m2, localizada em Xcumpich, onde antigamente encontrava-se uma fazenda de agave e que, com o crescimento da cidade, converte-se em uma área de uso residencial. A área é de baixa densidade e está caracterizada no seu contexto urbano através da fazenda, da quantidade de árvores com grande folhagem e do parque da região. 

Planta

A população dessa área está acostumada em sentar-se sob a sombra das árvores e saudar os vizinhos enquanto suas crianças brincam nas ruas, continuamente fazendo reuniões vicinais nas esquinas das quadras, para gerar mais segurança, convivência e mais cidade, dessa forma não é requerido o uso de muros. As soluções chegam por meio do uso inteligente de níveis e vegetação baixa, a residência aproveita o contexto exterior e convive com ele, ao mesmo tempo em que está criando privacidade. O contexto exterior público aproveita a vegetação interior do terreno sem incomodar os usuários. 

© Onnis Luque
Cortes 1 e C
© Onnis Luque

A protagonista do projeto é uma árvore "Pich" de 80 anos. A casa gira em torno dela através do uso de uma planta em "L", geometrizando o terreno. Desta forma obtemos que todos os espaços interiores da casa têm vistas para a árvore, com exceção do dormitório principal, que tem uma abertura para um pátio exclusivo e mais privado a pedido do cliente.

© Onnis Luque
Criando cidade
© Onnis Luque

A residência está escondida no terreno para doar um espaço verde para a cidade e os vizinhos podem continuar a desfrutar das sombras e árvores que estão nele. As pessoas ainda desfrutam da visão da árvore que é a protagonista do projeto ao passar pelo local, já que o projeto não privatiza, mas compartilha. Ele parte de um eixo rotacionado para gerar o acesso da casa, enquadrando o "Pich" e articulando o espaço público e privado da casa. Através deste eixo, dois elementos são gerados ao entrar e sair da residência. Essa arquitetura faz com que o protagonista principal do projeto seja a vegetação e que, ao todo, combine perfeitamente com o contexto urbano e social.

© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Árvore / AS Arquitectura" [Casa del Árbol / AS Arquitectura] 11 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895657/casa-da-arvore-as-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.