O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Apresentação de estante "Cacifo" de Bartolomeu Costa Cabral + Conversa

Apresentação de estante "Cacifo" de Bartolomeu Costa Cabral + Conversa

  • 06:00 - 31 Maio, 2018
Apresentação de estante "Cacifo" de Bartolomeu Costa Cabral + Conversa
Apresentação de estante "Cacifo" de Bartolomeu Costa Cabral + Conversa, Evento serve de mote para comemorar os recentes 90 anos do arquiteto
Evento serve de mote para comemorar os recentes 90 anos do arquiteto

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura acolhe no próximo sábado, dia 2 de junho, às 16h00, a apresentação de uma peça de mobiliário desenhada pelo arquiteto Bartolomeu Costa Cabral para o Projecto Martins e que durante um ano será comercializada em exclusivo na Loja da Casa da Arquitectura, em Matosinhos.

Este momento serve também de mote para a comemoração dos recentes 90 anos de Bartolomeu Costa Cabral, cujo percurso na arquitetura portuguesa inclui obras emblemáticas como o projeto do Bloco das Águas Livres (1950-53), em Lisboa, assinado em coautoria com Nuno Teotónio Pereira, o projeto do Pólo 1 e Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (1973-83), o Museu dos Lanifícios, na Covilhã, ou a Casa em Taipa, em Beja (2006-08).

A segunda parte do programa será à conversa com o arquiteto, os convidados e o público presente na sala. Entre os nomes confirmados estão vários arquitetos, entre eles Gonçalo Byrne, Madalena Cunha Matos, Alexandre Alves Costa, os artistas plásticos Teresa Pavão e Rui Sanches, proprietários de uma casa desenhada por Bartolomeu Costa Cabral, Helena Veludo, Paulo Providência, arquiteto e coautor do livro “Bartolomeu Costa Cabral. 18 obras”, Pedro Botelho e Rosário Beija, José Manuel Pedreirinho, presidente da Ordem dos Arquitectos, Mariana Couto, estudiosa da obra do Bartolomeu Costa Cabral, José Miguel Rodrigues e Maria Manuel Oliveira, autora do Projecto Martins.

Duas peças que representam fases importantes da vida profissional do arquiteto vão estar em exposição durante a apresentação, nomeadamente, uma cadeira que desenhou para o edifício Bloco das Águas Livres e um cadeirão criado para a Universidade da Beira Interior.

Nuno Miguel Borges, editor do Projecto Martins, convidou Bartolomeu Costa Cabral para desenhar um móvel que durante um ano será vendido em exclusivo na Casa da Arquitectura. Desde o edifício do Bloco das Águas Livres, classificado como monumento de interesse público, sempre desenhou todos os objetos necessários aos seus projetos, uma vez que na época não havia quase nada produzido.

“Tinha uma enorme vontade de trabalhar com o Bartolomeu Costa Cabral que aceitou o meu convite com entusiasmo. Desde o início pensei que seria a pessoa indicada para desenhar a estante que já há algum tempo queria ter no Projecto Martins”, conta Nuno Miguel Borges.

Para Bartolomeu Costa Cabral, “este trabalho foi em primeiro lugar responder a uma solicitação. Depois existiram opções a ter em conta. No mundo do desenho dos móveis estante existem poucos condicionamentos, pode-se fazer o que se quiser”. A Cacifo é uma estante de dimensões contidas e por isso bastante fácil de por em qualquer lugar. “Tem três gavetas, mas o resto do móvel é todo aberto. A ideia foi criar compartimentos sem portas a que chamei cacifos. Em cima, as prateleiras não têm costas pois o Nuno Miguel Borges pediu-me alguma transparência e poder ser utilizada com a possibilidade de se verem as costas”.

Segundo Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura, “esta é uma oportunidade de valorizar Bartolomeu Costa Cabral por toda a sua trajetória. A excelência do desenho torna esta peça exclusiva, de grande sentido estético e afetivo. A Casa da Arquitectura homenageia assim o seu autor”.

Veja mais:

Eventos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Apresentação de estante "Cacifo" de Bartolomeu Costa Cabral + Conversa" 31 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895541/apresentacao-de-estante-cacifo-de-bartolomeu-costa-cabral-plus-conversa> ISSN 0719-8906