O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hangar
  4. Brasil
  5. PJV Arquitetura
  6. 2017
  7. Hangar Baltt / PJV Arquitetura

Hangar Baltt / PJV Arquitetura

  • 05:00 - 30 Maio, 2018
Hangar Baltt / PJV Arquitetura
Hangar Baltt / PJV Arquitetura, © Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

© Alexandre Zelinski © Alexandre Zelinski © Alexandre Zelinski © Alexandre Zelinski + 41

  • Arquitetos

  • Localização

    Penha, Santa Catarina, Brasil
  • Arquiteto responsável

    Pablo José Vailatti
  • Colaboradores

    Hérica Manentti, Vinícius Schewee
  • Construção

    Baltt Empreiteira
  • Cliente

    Rogério Baltt
  • Área

    780.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto partiu da encomenda de um cliente que desejava construir um hangar para guardar aeronaves e máquinas afins.

O local escolhido foi o terreno onde se encontra sua casa de campo, uma grande área com forte relação com a natureza e fácil acesso pela BR 101.

Dois grandes lagos organizam as vias internas do lugar e separam de um lado a casa existente, e de outro a nova construção.

Implantação
Implantação
© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski
Planta 01
Planta 01

A implantação do hangar deu-se na porção norte do terreno, em um platô livre, cercado de montanhas e vegetação abundante ao fundo.

O programa completo constituiu-se de um galpão para guardar as aeronaves e oficina de apoio acrescido de espaços de trabalho e apartamentos para os pilotos.

Duas premissas orientaram o projeto, o reaproveitamento da estrutura de um galpão pré-moldado que havia sido desmontado e a utilização de blocos de concreto, que seriam produzidos pelo próprio cliente.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski
Corte A
Corte A
© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

A estrutura do galpão pré-moldado mede 17m x 28,55m, possuindo área total de 480 m2 e junto a ela foi proposto um volume anexo, com três níveis.

No pavimento térreo, dispomos a oficina de apoio ao hangar, lavabos e a recepção com pé-direito duplo. No segundo nível está o escritório com uma sacada para dentro do galpão e um painel em vidro que emoldura a paisagem. No terceiro e último nível está a sala de reuniões com uma grande mesa e os dois flats para pilotos, estes com acesso independente através de uma escada circular nos fundos da edificação.

Os principais materiais utilizados nesta obra foram: estrutura pré-moldada reaproveitada, telhões em concreto, blocos em concreto, esquadrias em pvc, granito preto, laje painel treliçada e ferro.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Na porta de entrada da recepção, foi utilizada um porta de container, pintada nas cores preto e amarelo, reforçando o caráter industrial da edificação.

Na parte externa, a estrutura pré-moldada foi pintada de preto e emoldura os blocos em concreto avermelhados. Internamente ao galpão, todos os materiais foram pintados de branco, trazendo a este ambiente características de amplitude, limpeza e homogeneidade.

Para a construção deste bloco anexo ao galpão foram utilizados blocos em concreto com dois tipos de tamanhos e acabamentos diferentes.

O bloco maior em tom avermelhado, com 15 centímetros de largura, foi utilizado para o fechamento do galpão e para grande parte das paredes externas e internas. Os blocos na cor cinza, e com apenas 10 centímetros, foram utilizados em algumas paredes internas e na junção entre as janelas na fachada sul.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Toda a parte estrutural da obra, tanto ferragem e concreto, quanto as tubulações hidráulicas, bem como os eletrodutos elétricos foram passados por por dentro dos blocos em concreto.

As descidas das águas pluviais por exemplo utilizam tubos de 75 mm de diâmetro, e descem verticalmente por dentro dos blocos.

É um projeto que explora o design industrial, uma obra que expõe claramente sua tecnologia construtiva, que reaproveita elementos pré-fabricados já utilizados em outras obras e que utiliza o bloco de concreto como principal elemento na construção, ora como estrutura, ora simplesmente como fechamento.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
PJV Arquitetura
Escritório
Cita: "Hangar Baltt / PJV Arquitetura" 30 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895286/hangar-baltt-pjv-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.