Apartamento no Flamengo / Estúdio Guanabara

Apartamento no Flamengo / Estúdio Guanabara - Prateleira, Mesa, Cadeira, Iluminação, JanelaApartamento no Flamengo / Estúdio Guanabara - Cerca, Janela, Fachada, Jardim, Terraço, Aido, PátioApartamento no Flamengo / Estúdio Guanabara - Mesa, Prateleira, Cadeira, JanelaApartamento no Flamengo / Estúdio Guanabara - Imagem 5 de 18Apartamento no Flamengo / Estúdio Guanabara - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Estúdio Guanabara; Estúdio Guanabara
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Flávia Palazzo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cozendei, Fernando Jaeger, Portobello, Relumi, m.o.o.c
Apartamento no Flamengo / Estúdio Guanabara - Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela
© Flávia Palazzo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cobertura no Flamengo foi desenvolvida com o objetivo de adequar os espaços ao desejo da família, criando ambientes amplos e confortáveis. O antigo apartamento caracterizava-se por sua planta muito compartimentada, cozinha segregada e banheiros pequenos, mal distribuídos e com pouca iluminação e ventilação natural.

Apartamento no Flamengo / Estúdio Guanabara - Bancada, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Flávia Palazzo

A proposta consistiu na realização de grandes aberturas da sala para a área externa, bem como na implantação da cozinha integrada com a sala. Desta forma, os três cômodos, antes separados, se incorporaram em um ambiente único, unidos pelo mesmo piso.

Apartamento no Flamengo / Estúdio Guanabara - Mesa, Cadeira, Janela, Pátio
© Flávia Palazzo
Planta

Com a demolição da parede que dividia a sala da área externa, foi feito um reforço estrutural que permaneceu aparente, evidenciando a transformação no espaço construído. As esquadrias de correr recolhem-se todas nos cantos da sala, permitindo a abertura de um grande vão.

Apartamento no Flamengo / Estúdio Guanabara - Imagem 5 de 18
© Flávia Palazzo

Para contrapor à materialidade do piso em porcelanato, estrutura metálica e esquadrias de alumínio, e criar um ambiente mais aconchegante, usou-se madeira tanto no ripado do guarda corpo da varanda, quanto nos armários e bancadas de freijó da cozinha. As intervenções realizadas permitiram que o espaço se adequasse  às demandas dos usuários, propício ao convívio familiar, e dos amigos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Flamengo, Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento no Flamengo / Estúdio Guanabara" 03 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895282/apartamento-no-flamengo-estudio-guanabara> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.