O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja
  4. Colômbia
  5. FBD Arquitectura y Diseño Urbano
  6. 2017
  7. Igreja Santa Cecília / FBD Arquitectura y Diseño Urbano + Verónica López

Igreja Santa Cecília / FBD Arquitectura y Diseño Urbano + Verónica López

  • 21:00 - 30 Maio, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Igreja Santa Cecília / FBD Arquitectura y Diseño Urbano + Verónica López
Igreja Santa Cecília / FBD Arquitectura y Diseño Urbano + Verónica López, © Enrique Guzmán G.
© Enrique Guzmán G.

© Enrique Guzmán G. © Enrique Guzmán G. © Enrique Guzmán G. © Enrique Guzmán G. + 33

© Enrique Guzmán G.
© Enrique Guzmán G.

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja de Santa Cecília está localizada em Ciudad Verde, um macro projeto habitacional em Soacha, município adjacente a Bogotá. Nosso projeto, feito em colaboração com Verónica López, foi o vencedor de um concurso privado realizado em 2013.

© Enrique Guzmán G.
© Enrique Guzmán G.

A igreja é erguida no jardim do que costumava ser uma casa rural, projetada em 1940 pelo arquiteto italiano Vicente Nasi, um dos pioneiros da arquitetura moderna na Colômbia. A residência foi declarada como patrimônio arquitetônico e atualmente faz parte de um novo contexto urbano em expansão. A implantação da Igreja aproveita a localização da casa na junção de dois importantes eixos urbanos: a avenida da cidade de Cali que ligará o projeto ao sudoeste de Bogotá e ao eixo do Parque Logroño, onde se localizam as principais instalações da Ciudad Verde. Por isso, a relevância desse marco urbano destinado à comunidade, que reconfigura a escala do todo: a residência se tornará um centro paroquial.

A Igreja se conecta com o jardim através de um baixo nártex. Quatro portas giratórias regulam o acesso permitindo estender a capacidade da nave ao jardim para cerimônias movimentadas. A nave está contida em um volume de tijolos pintados de branco que evoca a materialidade austera da casa imediata. Seu interior procura ser um espaço silencioso para espiritualidade e introspecção, onde todo o ornamento possível foi removido. A luz é filtrada através de fendas entre as paredes e o teto, destacando a textura do tijolo. Duas cruzes alinhadas constituem o principal ponto focal da nave. Uma cruz formada por perfis de aço está em contraste com a alvenaria branca. Lá fora, uma segunda cruz na parede cria um halo de luz atrás da primeira e à noite, quando iluminada, atua como um farol anunciando a presença da paróquia na comunidade. Duas paredes soltas se juntam para formar a torre do sino. A sacristia e alguns serviços complementares estão localizados em um volume menor.

© Enrique Guzmán G.
© Enrique Guzmán G.
Planta - térreo
Planta - térreo
© Enrique Guzmán G.
© Enrique Guzmán G.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Igreja Santa Cecília / FBD Arquitectura y Diseño Urbano + Verónica López" [Iglesia Santa Cecilia / FBD Arquitectura y Diseño Urbano + Verónica López] 30 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895230/igreja-santa-cecilia-fbd-arquitectura-y-diseno-urbano-plus-veronica-lopez> ISSN 0719-8906