Igreja Santa Cecília / FBD Arquitectura y Diseño Urbano + Verónica López

Igreja Santa Cecília / FBD Arquitectura y Diseño Urbano + Verónica López - Mais Imagens+ 28

Soacha, Colômbia
  • Outros Participantes: Julian Forero, Jose Leo Mendoza
  • Construtora: Amarilo
  • Arquitetos Autores: Felipe Bermúdez Durana, Verónica Pérez López, Sebastián Avila Royert
  • Colaboradores: Julian Camilo Forero González, Jose Leo Mendoza
  • Cidade: Soacha
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Enrique Guzmán G.

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja de Santa Cecília está localizada em Ciudad Verde, um macro projeto habitacional em Soacha, município adjacente a Bogotá. Nosso projeto, feito em colaboração com Verónica López, foi o vencedor de um concurso privado realizado em 2013.

© Enrique Guzmán G.

A igreja é erguida no jardim do que costumava ser uma casa rural, projetada em 1940 pelo arquiteto italiano Vicente Nasi, um dos pioneiros da arquitetura moderna na Colômbia. A residência foi declarada como patrimônio arquitetônico e atualmente faz parte de um novo contexto urbano em expansão. A implantação da Igreja aproveita a localização da casa na junção de dois importantes eixos urbanos: a avenida da cidade de Cali que ligará o projeto ao sudoeste de Bogotá e ao eixo do Parque Logroño, onde se localizam as principais instalações da Ciudad Verde. Por isso, a relevância desse marco urbano destinado à comunidade, que reconfigura a escala do todo: a residência se tornará um centro paroquial.

A Igreja se conecta com o jardim através de um baixo nártex. Quatro portas giratórias regulam o acesso permitindo estender a capacidade da nave ao jardim para cerimônias movimentadas. A nave está contida em um volume de tijolos pintados de branco que evoca a materialidade austera da casa imediata. Seu interior procura ser um espaço silencioso para espiritualidade e introspecção, onde todo o ornamento possível foi removido. A luz é filtrada através de fendas entre as paredes e o teto, destacando a textura do tijolo. Duas cruzes alinhadas constituem o principal ponto focal da nave. Uma cruz formada por perfis de aço está em contraste com a alvenaria branca. Lá fora, uma segunda cruz na parede cria um halo de luz atrás da primeira e à noite, quando iluminada, atua como um farol anunciando a presença da paróquia na comunidade. Duas paredes soltas se juntam para formar a torre do sino. A sacristia e alguns serviços complementares estão localizados em um volume menor.

© Enrique Guzmán G.
Planta - térreo
© Enrique Guzmán G.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Soacha, Cundinamarca, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja Santa Cecília / FBD Arquitectura y Diseño Urbano + Verónica López" [Iglesia Santa Cecilia / FBD Arquitectura y Diseño Urbano + Verónica López] 30 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895230/igreja-santa-cecilia-fbd-arquitectura-y-diseno-urbano-plus-veronica-lopez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.