Loja Alimentar / ARQLIQ arquitetura

Loja Alimentar / ARQLIQ arquitetura - PrateleiraLoja Alimentar / ARQLIQ arquitetura - VigaLoja Alimentar / ARQLIQ arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga, JanelaLoja Alimentar / ARQLIQ arquitetura - PrateleiraLoja Alimentar / ARQLIQ arquitetura - Mais Imagens+ 12

Juiz de Fora, Brasil
  • Arquitetos: ARQLIQ arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  98
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bruno Meneghitti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Coral, Eliane, Portinari, Roca, Tarkett
Loja Alimentar / ARQLIQ arquitetura - Prateleira
© Bruno Meneghitti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no Centro da cidade de Juiz de Fora, a loja Alimentar tem o objetivo de oferecer ao consumidor duas vertentes de produtos alimentares: a primeira, com artigos de nutrição enteral voltado para o ramo hospitalar, e a segunda com produtos de alimentação natural, voltados para o grande público da região.

Loja Alimentar / ARQLIQ arquitetura - Prateleira
© Bruno Meneghitti

O projeto arquitetônico partiu da percepção desses dois mercados distintos mas integrados no mesmo espaço físico. Na parte inicial da loja, voltada aos produtos hospitalares, a proposta é  um verdadeiro “mergulho” no branco, onde expositores e revestimentos claros foram escolhidos para recriar a atmosfera médica. Ao cruzar esse espaço o usuário imerge em uma “caixa” de madeira não ortogonal, que o convida ao aconchego e ao retorno das nossas raízes, do que é natural, essência duradoura. Utilizando o compensado naval para a criação dessa “caixa”, procurou-se valorizar os materiais na forma como são, na sua verdade, refletindo assim na experiência do usuário.

Loja Alimentar / ARQLIQ arquitetura - Viga
© Bruno Meneghitti

Loja Alimentar / ARQLIQ arquitetura - Prateleira
© Bruno Meneghitti

Pensou-se na loja como um conjunto de unidades, cuidando de cada parede, cada detalhe, a fim de criar características únicas para os espaços. Todos os móveis em marcenaria e serralheria foram desenhados pelos arquitetos, incluindo o painel de azulejos que completa a área dominada pela madeira, enaltecendo-o devido ao contraste conferido entre os materiais.  Esse design foi criado exclusivamente para o projeto, com adesivos produzidos e fixados em cada um dos azulejos brancos, esculturando um mosaico único e pessoal, formando um painel artístico com as cores da empresa.

Loja Alimentar / ARQLIQ arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Bruno Meneghitti

O Ateliê teve como inspiração o repensar\criar\inovar diante de materiais não convencionais, para uma arquitetura distinta, artística e própria. Além do uso do compensado como revestimento de paredes e teto, o expositor frontal e a luminária ganham força no ambiente. A partir da utilização de perfis “u” enrijecidos que permitem o encaixe de prateleiras e o uso de fitas de LED em seu interior, esses elementos ganham um design ramificado e destaque no contexto geral da loja.

Loja Alimentar / ARQLIQ arquitetura - Viga
© Bruno Meneghitti

A sobreloja concentra as áreas privadas – copa, sala de reunião, escritório, lavabo e depósito –, nela foi utilizado os mesmos tons e materiais encontrados no primeiro pavimento, seja pelas cores, madeira e metal. A pedido do cliente esse espaço deveria ser moldável a diferentes funções e necessidades, deste modo, a criação de dois ambientes separados por portas de correr permite que eles possam ser unidos ou separados por esses planos, gerando dinâmicas de apropriação do espaço pelos usuários.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Alimentar / ARQLIQ arquitetura" 02 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895016/loja-alimentar-atelie-de-arquitetura-liquida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.