As Abóbodas / - = + x -

As Abóbodas / - = + x - - Mais Imagens+ 15

  • Cálculo Estrutural : Carlos Escobar
  • Assessoria Estrutural: Denes Tomboly
  • Arquitetos Responsáveis: Francisco Tomboly e Sonia Carisimo
  • Cidade: Luque
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
© Leonardo Méndez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área semi-rural próxima ao Parque Ñu Guazú (área verde de 25 hectares) e da área privativa do aeroporto internacional. O lugar está à uma altitude considerável, por isso, a temperatura diminui alguns graus em relação aos centros urbanos e as circulações dos ventos predominantes podem ser ainda mais sentidas. 

Cortesía de - = + x -

As duas moradias enfileiradas são assentadas sobre um terreno de 12 x 36 metros abrindo-se todos os seus ambientes para a orientação leste-oeste. 

© Leonardo Méndez
Fachada, Planta Superior e Corte Transversal
© Leonardo Méndez

No térreo estão localizados os espaços de serviço na parte frontal, para dispor da maior área livre para os espaços sociais, que abrem-se para o pátio posterior sob uma grande cobertura de tijolos, que unifica o espaço de pé-direito duplo por meio da sua forma abobadada e a linguagem quente do tijolo que, por sua vez, é potencializada por uma claraboia central onde está suspenso um painel de tijolos armados mitigando a entrada direta da luz solar. Essa claraboia atua também como dissipadora de ar quente nos dias de altas temperaturas. 

© Leonardo Méndez

No pavimento superior os dormitórios estão dispostos em dois volumes, um na parte frontal e outro na posterior, deixando livre o espaço central, comunicados por meio de uma leve ponte. 

© Leonardo Méndez

O projeto é sintetizado através de duas abóbodas de tijolos armados que se assentam sobre vigas de concreto armado que atuam como canaletas pluviais sobre os muros adjacentes. 

Cortesía de - = + x -

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "As Abóbodas / - = + x -" [Las Bóvedas / - = + x -] 24 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894901/as-abobodas-equals-plus-x> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.