Casa Sky Box / Garg Architects

Casa Sky Box / Garg Architects - Mais Imagens+ 24

Panchkula, Índia
  • Arquitetos: Garg Architects; Garg Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asian Paints, Durenzo, Hettich, Jaquar, Schüco, Teak wood, Timberlane
  • Construtora: Building Pro Solutions
  • Engenharia Estrutural: Rakhra Associates
  • Cidade: Panchkula
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Purnesh Dev Nikhanj

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Sky Box, implantada em um lote retangular de 240 m² na base do Himalaia, é resultado de três fatores arquitetônicos: luz, simplicidade e proporção. Os clientes são pessoas que trabalham em áreas diferentes e portanto têm gostos e preferências distintas.  

© Purnesh Dev Nikhanj

Os arquitetos propuseram uma solução que não somente cumpriu as exigências individuais da família, mas também se destacou, desafiando as restrições de tempo e orçamento. A casa foi projetada considerando o conceito de Vastu sobre fluxo de energiaOutra referência conceitual vem do arquiteto F. L. Wright: "Um edifício deve prover uma sensação de abrigo, refúgio e proteção contra os elementos externos. Seus habitantes não devem se sentir expostos ou desprotegidos, nunca deve faltar privacidade." 

Croqui - 01

Uma das principais preocupações dos moradores, a privacidade, foi especialmente considerada nas soluções de projeto através da segregação espacial entre os espaços privativos e comuns, e a implantação destes em lugares onde eles recebem a quantidade adequada de iluminação e ventilação. Por exemplo, as janelas de vidro que vão do chão ao teto no quarto do primeiro andar, são revestidas horizontalmente por elementos de cimento que obstruem a visibilidade direta do interior. Do lado de dentro, as janelas oferecem uma vista da frente da casa e facilitam a entrada da luz norte no cômodo. 

© Purnesh Dev Nikhanj

PROJETO

A profissão de piloto foi de grande influência nas preferências do membro mais jovem da família. Sua participação nas discussões de projeto resultou na epifania para a criação da Residência Sky Box - uma massa que flutua no ar.  

© Purnesh Dev Nikhanj

O bloco com 3.35 metros em balaço enfatiza sua proeminência na fachada frontal e funciona como um espaço semi aberto com pé-direito duplo. A generosidade deste espaço foi ainda mais destacada pelas proporções, incluindo as grandes aberturas com painéis de vidro que destacam a escada metálica escultural. Esta pele de vidro permite a escada englobar feixes de luz natural, que banham os espaços internos como a sala de estar. 

Planta - Pavimento Térreo

O deslocamento da caixa permitiu um belo efeito produzido na parede lateral esquerda pela luz que entra pela fenda horizontal, destacada pela linha horizontal cinza no meio da parede. "Garagem dominada pelo jardim" foi uma abordagem de projeto formulada na área do gramado da frente, onde a parte pavimentada surge do gramado verde, atendendo à demanda por um jardim exuberante, apesar do espaço restrito. As palmeiras ligando os dois limites do terreno na entrada foram iluminadas segundo inspiração nos adornos das árvores em Dubai. 

© Purnesh Dev Nikhanj

A porta de entrada principal com 2,10 de largura e 3,00 de altura, folheada com teca da Birmânia, não somente demonstra a elegância do projeto, mas também responde aos requisitos antropométricos de um dos membros da família. A maçaneta foi feita de pedaços de madeira que se camuflam com a porta.

© Purnesh Dev Nikhanj

A parede dos fundos é visível pela entrada da casa, o que garante uma continuidade visual e portanto uma conexão entre os ambientes. O hall de entrada com pé-direito duplo espalha uniformemente a iluminação natural pelos ambientes, adornando-os com um apelo acolhedor. Funcionalmente, o espaço Puja foi colocado no centro, e seu pé-direito alto permite uma continuidade cíclica do fluxo de energia pela casa. 

Os sanitários, localizados no centro da casa, foram iluminados e ventilados com aberturas zenitais projetadas para entrada de luz e ventilação apropriada, desenvolvendo, assim, uma conexão entre o ambiente interno e o ambiente externo.  

© Purnesh Dev Nikhanj

O cliente pediu por uma sapateira espaçosa para guardar de 75 a 100 pares de sapatos. Como resposta, o espaço debaixo da escada foi utilizado para abrigar um console de HDF com 0.90 metros de altura com espaço para 80 pares de sapato. 

Croqui - 03

Concreto RMC foi utilizado para agilizar o processo de construção, buscando atender o prazo de 6 meses de construção estabelecido pelo cliente. Além disso, o processo de construção foi brevemente atrasado graças a um incidente com macacos que invadiram a obra. 

© Purnesh Dev Nikhanj

Com um cliente nativo do Rajasthan, cativado por estilos consagrados pelo tempo e pela história, a materialidade traz texturas e cores sutis elegantes. A seleção de mobiliário conversa com a  autenticidade dos espaços interiores e complementa a paleta de materiais. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sky Box / Garg Architects" [Sky Box House / Garg Architects] 27 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894894/casa-sky-box-garg-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.