Casa I / Tria Arquitetura

Casa I / Tria Arquitetura - Janela, FachadaCasa I / Tria Arquitetura - Prateleira, Tijolo, CadeiraCasa I / Tria Arquitetura - Janela, AidoCasa I / Tria Arquitetura - Sofá, Mesa, JanelaCasa I / Tria Arquitetura - Mais Imagens+ 18

Itapetininga, Brasil
  • Arquitetos: Tria Arquitetura; Tria Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Julia Ribeiro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Decarvalho atelier, Eliane, Gramas Via verde, Ilustre, Indusparquet, Italínia art design, Lustres Matucci, Líder, MADER, Marmoraria nanini, Móveis e cia, Natuvidros, Seed marcenaria
  • Co Autor: Bruno Araujo
  • Autoras: Marina Cardoso de Almeida, Sarah Bonanno
  • Arquiteto Responsável: Arq. Marina Cardoso de Almeida, Arq. Sarah Bonanno, Arq. Bruno Araujo (co-autor)
  • Cidade: Itapetininga
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa I / Tria Arquitetura - Janela, Aido
© Julia Ribeiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no interior de São Paulo, a Casa I foi concebida para um jovem casal que buscava uma moradia de fácil manutenção com ambientes propícios para a recepção de amigos e família. Espaços abertos que permitem fluidez, bastante iluminação e ventilação natural combinados com vãos generosos resultaram numa implantação de volumes sobrepostos em formato “I”.

Casa I / Tria Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira
© Julia Ribeiro
Planta - Térreo

A distribuição do programa determina o partido do projeto, articulando espaços amplos e arejados. No pavimento superior, reservam-se as áreas íntimas da casa, como dormitórios e sala de tv. Já no térreo, não há divisões entre o estar e a cozinha, sendo todo pavimento um único núcleo social. Esse rompimento da setorização física estimula a dinâmica coletiva e promove encontros. A integração dos ambientes também garante uma boa iluminação natural e ventilação cruzada, essenciais para o aconchego e conforto do lar.

Casa I / Tria Arquitetura - Bancada, Mesa, Cadeira, Cozinha
© Julia Ribeiro

Os grandes caixilhos de vidro são utilizados configurando a amplitude desejada no projeto. Dessa maneira, a conexão visual entre interior e exterior é mantida mesmo quando as janelas e portas estão fechadas. A iluminação singular, a partir de um perfil embutido no desnível entre as áreas externas e internas, destaca o volume principal de maneira que a casa pareça flutuar durante a noite. A escolha dos materiais em seu estado mais natural, aplicados pontualmente, não apenas contribui com a fluidez dos ambientes, como também destaca o protagonismo das soluções arquitetônicas.

Casa I / Tria Arquitetura - Janela
© Julia Ribeiro

Nos pisos, o porcelanato com efeito de cimento queimado confere a praticidade de manutenção, enquanto o uso abundante de madeira nas marcenarias oferece a sensação de aconchego. A coexistência desses dois acabamentos resulta no equilíbrio entre os tons neutros e terrosos bem como a atemporalidade do projeto. Além disso, as pedras moledo com paginação orgânica são instaladas de modo que o volume rígido se aproxima da natureza que o circunda.

Casa I / Tria Arquitetura - Mesa, Cadeira, Prateleira
© Julia Ribeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa I / Tria Arquitetura" 26 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894893/casa-i-tria-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.