Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene

Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene

Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 2 de 31Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 3 de 31Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 4 de 31Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 5 de 31Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Mais Imagens+ 26

Superquadra Sul 407, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  131
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brasil Imperial, Deca, Decortiles, Docol, Duratex, Franke, Metro Quadrado, Movin Concept, Multipedras, Portobello
Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 4 de 31
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradora deste apartamento em Brasília, desejava um projeto que reunisse as memórias de sua cidade de origem, Bauru, no interior de São Paulo, com os elementos modernistas da cidade que escolheu como lar. O projeto buscou destacar as características originais do apartamento de 141 m²: o piso de taco e a estrutura em concreto, que foi exposta para enfatizar as qualidades do material.

Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 3 de 31
© Joana França

A presença sutil das memórias de Bauru podem ser vivenciadas a partir do hall de entrada. Separado do restante do apartamento por portas de ferro e vidro, o hall carrega a casualidade típica dos alpendres das casas antigas, com seus ladrilhos hidráulicos, plantas e uma rede. O ladrilho se repete na cozinha, desta vez com padrão customizado, escolhido intuitivamente pela moradora. 

Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 23 de 31
© Joana França
Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 25 de 31
Planta Atual
Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 8 de 31
© Joana França
Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 29 de 31
Vista C

A cor amarela, presente na porta de correr e na estrutura metálica que sustenta os armários da cozinha, traz a lembrança dos trens antigos de Bauru, reinterpretados dentro do contexto modernista. A cozinha se abre para criar maior integração entre os espaços, reforçando a ventilação cruzada e iluminação do apartamento vazado.

Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 12 de 31
© Joana França
Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 28 de 31
Vista B
Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 11 de 31
© Joana França

Entre a sala de jantar e o escritório, uma estante permeável, executada em ferro e vidro translúcido, potencializa a iluminação natural e antecipa a transição para a área íntima. O layout da área social permite que múltiplas atividades possam acontecer simultaneamente, reunindo a mobília antiga aos elementos contemporâneos, resultando em um espaço em constante construção.   

Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene - Imagem 19 de 31
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul Superquadra Sul 407 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Bauru / Studio Clarice Semerene" 23 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894886/apartamento-bauru-semerene-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.