Residência AT / HRBT

Residência AT / HRBT - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: HRBT; HRBT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  3P Technik Filtersysteme GmbH, Anwo, Bosch, Cemex, DAB, Escenium HAUS, Marsam Solar, TIM, Watts
  • Projeto Estrutural: Ing. Alejandro Solano
  • Obra Civil: Mtro. Sandalio Simón
  • Colheita Pluvial, Instalação Hidro Sanitária E Estratégia Hídrica: Spl.
  • Paisagismo: Abel Gutiérrez, Diana Hernández - Diseño Contacto
  • Instalação Elétrica: Alejandro Olvera
  • Marcenaria: Francisco Santander
  • Fotovoltáicos: Andrés Marquina MARSAM
  • Arquiteto Responsável: Laurent Herbiet
  • Cidade: Oaxtepec
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência AT se compõe a partir da repetição de uma série de elementos de concreto que vão modulando os espaços sobre um eixo. Localizada na parte alta de uma colina, aproveita o desnível original do terreno para implantar-se no nível do jardim, e manter no nível de acesso os serviços, cisternas e quarto de hóspedes.

© Onnis Luque

© Onnis Luque

A casa orienta o jardim principal para o sul, filtrando as adjacências com vegetação, gerando privacidade em relação às vias do entorno, hierarquizando as vistas para o campo, o vale de Oaxtepec e as nuvens. A arquitetura cresce da pedra e detêm beirais e lajes inclinadas, que fragmentam a passagem de luz.

© Onnis Luque

Os planos de concreto expressam as marcas das fôrmas de madeira, e permitem abrir vistas ao norte e ao sul, sempre permitindo manter uma continuidade visual com os jardins, que foram projetados com vegetação endêmica e que se aproveita da espécies de suculentas de baixo consumo de água, o que faz com que seja possível usar água residual tratada biologicamente para regar, sem químicos residuais.

© Onnis Luque
Elevação Oeste e Cortes
© Onnis Luque

Em termos ambientais, a casa busca aproveitar recursos renováveis como o vento, a chuva e o sol. Para a ventilação e iluminação, os planos de concreto que se repetem no eixo leste-oeste e se abrem para a raia de natação, permitem um isolamento constante durante todo o dia para aproveitar a água e o sol. Ao estar aberta de norte a sul e contar com fechamentos de vidro que se abrem, gera-se uma ventilação cruzada regulável. Um montante de concreto ajuda a bloquear a entrada de sol na casa e, desta forma, não há necessidade de ar condicionado.

Toda a água da casa é aquecida com o sol por meio de um sistema Termo-Solar. Em termos de manejo energético, a Residência AT conta com 15 painéis fotovoltáicos instalados na cobertura, os quais geram 100% do consumo, e, além disso, ela está pronta para receber mais 30 painéis, sejam eles fotovoltáicos ou termo-solares.

© Onnis Luque

O manejo da água da casa começa com a chuva, a cobertura é uma superfície limpa, impermeabilizada sem hidrocarbonetos e, graças a isso, trata-se de uma superfície de 200 m² de captação de água pluvial que torna-se potável, canalizando a água através de um sistema de drenagem sifônica no concreto com filtros que se reúnem em um único tubo de descida. A água é conduzida a um filtro onde se separam partículas e folhas, e antes de entrar na cisterna pluvial passa por uma ala de separação de primeiras chuvas, removendo contaminação dissolvida na água.

© Onnis Luque

A água, ao se tornar potável, é utilizada em serviços (lavanderia, sistemas para regar o jardim, canos e lavabos) e na raia de natação, que, por sua vez, é desinfetada com sal e a drenagem do sanitário se conduz ao pavimento de tratamento de água residual que, através de um processo muito eficiente, pode ser reutilizada em sanitários, rega e limpeza. O excesso de águas pluviais e de água tratada se infiltram em um poço de absorção.

© Onnis Luque

© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência AT / HRBT" [Casa AT / HRBT] 22 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894648/residencia-at-hrbt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.