Edifício SIA 600 / CoDA Arquitetura

Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 2 de 37Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 3 de 37Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 4 de 37Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 5 de 37Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: CoDA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2432
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Terracor, Alumi, Andrighetti, Concresteel, Dessine, Ibratin, Portobello, Vitória Metalurgia
Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 17 de 37
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. O segundo edifício corporativo construído pela CoDA no Setor de Indústria de Brasília teve um objetivo claro: a obtenção do maior vão corporativo possível por pavimento, visando abrigar empresas da área criativa e do áudio visual. Dessa forma, o edifício SIA 600 veio para reforçar o potencial da região para atrair empresas do ramo, processo iniciado com a implantação da Fabrika Filmes no início de 2011.

Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 19 de 37
© Haruo Mikami

Vista de fora, a composição volumétrica do edifício revela a sua disposição interna: um volume branco suspenso, voltado para leste, abriga o vão corporativo; um bloco lateral, mais estreito, voltado para oeste, abarca as funções de apoio, como escadas, banheiros, salas de diretores e reuniões e copa; entre eles, a circulação vertical e horizontal do edifício. Essa composição é observada com clareza nas fachadas frontal e posterior. Já as fachadas laterais, nascente e poente, foram tratadas conforme a sua orientação e revelam o caráter dos espaços que abrigam. Assim, a fachada oeste é mais hermética, com aberturas menores dispostas conforme a necessidade. Já a fachada leste possui maior transparência. Ela é composta por grandes estantes metálicas (7,2 x 2,4m) que abrigam as condensadoras dos refrigeradores de ar, além de operar como elementos de proteção solar para o espaço interno.

Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 2 de 37
© Haruo Mikami
Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 31 de 37
Corte BB
Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 3 de 37
© Haruo Mikami

O recuo frontal de 5m do edifício foi escavado de forma a aumentar a luminosidade e ventilação do subsolo, além de resguardar a edificação. Assim, os acessos de veículos e pedestres são feitos por duas pontes, suspensas sobre um talude gramado. Ambas as pontes conduzem para a recepção central, na parte frontal do prédio, a partir da qual se encaminham os visitantes para os demais pavimentos. Nas demais áreas do térreo, foram alocadas as vagas de garagens necessárias para atender a legislação local. No subsolo, além de vagas, ficam também os depósitos, um para cada pavimento, e os espaços para funcionários.

Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 20 de 37
© Haruo Mikami

A modulação do edifício em vãos de 7,20 x 7,20m torna o pavimento tipo (2º ao 4º) flexível o suficiente para abrigar empresas de diferentes tamanhos. Assim, ele pode ser utilizado como um espaço único de 303m² ou ser subdividido em 4 salas de 52m² e duas salas menores de 22m², ou ainda diferentes combinações dessas áreas. Essa modulação se reflete na disposição do piso elevado e das cabaças da laje nervurada, ambos medindo 60x60cm.

Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 4 de 37
© Haruo Mikami
Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 37 de 37
Isométricas - Esquema
Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 10 de 37
© Haruo Mikami

Na cobertura foram dispostos os espaços sociais a serem compartilhados por todas as empresas do edifício: sala de conferências, sala de reunião e restaurante, todos voltados para um amplo terraço panorâmico, com visuais para diversos bairros do entorno.

Edifício SIA 600  / CoDA Arquitetura - Imagem 7 de 37
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:SIA trecho 17 rua 3 lote 600, Brasília, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício SIA 600 / CoDA Arquitetura" 20 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894560/edificio-sia-600-coda-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.