Residência Varanda / sigit.kusumawijaya

Residência Varanda / sigit.kusumawijaya

Residência Varanda / sigit.kusumawijaya - Mais Imagens+ 26

Cilandak, Indonésia
  • Arquitetos: Sigit Kusumawijaya; Sigit Kusumawijaya
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  634
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Escenium HAUS, Mortar Utama, Teka, Toto
  • Construtor: Syamsu Rizal
  • Arquiteto Responsável: Sigit Kusumawijaya
  • Cidade: Cilandak
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
© M. Ifran Nurdin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de arquitetura verde foi somado às hortas urbanas neste edifício localizado na região de Cipete, em Jacarta. Esta casa oferece não somente apelo estético e conforto microclimático, mas também agrega valor ao utilizar plantas que podem ser consumidas pelos moradores. 

© Ade Idea

O desafio deste projeto foi conseguir uma casa que suprisse os desejos do cliente. O morador queria uma casa que fosse fácil de manter e que suprisse as necessidades de seu negócio de aluguel de residências estudantis. Além disso, o cliente também queria que a casa abrangesse as questões da horta urbana, atividade que, além de ser um hobby do morador, é positiva para a densa cidade de Jakarta. 

© M. Ifran Nurdin

Para responder às demandas relacionadas ao jardim e a horta urbana, o arquiteto propôs uma ocupação variada de tipologias de jardim, incluindo plantação convencional no chão, jardins verticais, entre outros métodos. A espaçosa área ajardinada esta localizada na cobertura e pode ser acessada pelo morador no segundo pavimento. 

Planta - Térreo

Ao escolher aberturas amplas, claraboias e elementos de ventilação natural, o edifício permite a luz do sol e a ventilação ocorrerem livremente. Com a cobertura vegetal do jardim, boa parte da fachada é encoberta por uma camada de vegetação que filtra o ar que entra no edifício. 

© M. Ifran Nurdin

A abundância de vegetação em praticamente toda a pele do edifício reduz o microclima tanto do sítio, quanto do seu entorno, trazendo uma ambiência confortável. 

© Ade Idea

O uso de materiais naturais e crus como madeira, paredes sem pintura , piso duro e janelas e portas metálicas,criam uma impressão de estar em um oásis no meio de Jacarta. 

© Ade Idea

O projeto prevê espaços compactos para os módulos estudantis com 3.5 x 4.0 metros contendo sanitário, dormitório e espaço de estudo. Além disso, os módulos são equipados com luz natural vindas de claraboias e janelas e pequenos elementos de ventilação natural que ficam debaixo da mesa de estudos e que podem ser abertos e fechados sempre que necessário. 

Planta - 1º Pavimento

Acima de tudo, o conceito de horta urbana na escala residencial introduz um estilo de vida saudável, cultivando plantas comestíveis que podem ser consumidas, ao invés de plantar somente plantas decorativas, garantindo a segurança alimentícia da família. 

© M. Ifran Nurdin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Varanda / sigit.kusumawijaya" [Veranda House / sigit.kusumawijaya] 16 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894499/residencia-varanda-sigiusumawijaya> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.