O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Indonésia
  5. sigit.kusumawijaya
  6. 2015
  7. Residência Varanda / sigit.kusumawijaya

Residência Varanda / sigit.kusumawijaya

  • 11:01 - 16 Maio, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Residência Varanda / sigit.kusumawijaya
Residência Varanda / sigit.kusumawijaya, © M. Ifran Nurdin
© M. Ifran Nurdin

© M. Ifran Nurdin © Ade Idea © M. Ifran Nurdin © Ade Idea + 31

© M. Ifran Nurdin
© M. Ifran Nurdin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de arquitetura verde foi somado às hortas urbanas neste edifício localizado na região de Cipete, em Jacarta. Esta casa oferece não somente apelo estético e conforto microclimático, mas também agrega valor ao utilizar plantas que podem ser consumidas pelos moradores. 

© Ade Idea
© Ade Idea

O desafio deste projeto foi conseguir uma casa que suprisse os desejos do cliente. O morador queria uma casa que fosse fácil de manter e que suprisse as necessidades de seu negócio de aluguel de residências estudantis. Além disso, o cliente também queria que a casa abrangesse as questões da horta urbana, atividade que, além de ser um hobby do morador, é positiva para a densa cidade de Jakarta. 

© M. Ifran Nurdin
© M. Ifran Nurdin

Para responder às demandas relacionadas ao jardim e a horta urbana, o arquiteto propôs uma ocupação variada de tipologias de jardim, incluindo plantação convencional no chão, jardins verticais, entre outros métodos. A espaçosa área ajardinada esta localizada na cobertura e pode ser acessada pelo morador no segundo pavimento. 

Planta - Térreo
Planta - Térreo

Ao escolher aberturas amplas, claraboias e elementos de ventilação natural, o edifício permite a luz do sol e a ventilação ocorrerem livremente. Com a cobertura vegetal do jardim, boa parte da fachada é encoberta por uma camada de vegetação que filtra o ar que entra no edifício. 

© M. Ifran Nurdin
© M. Ifran Nurdin

A abundância de vegetação em praticamente toda a pele do edifício reduz o microclima tanto do sítio, quanto do seu entorno, trazendo uma ambiência confortável. 

© Ade Idea
© Ade Idea

O uso de materiais naturais e crus como madeira, paredes sem pintura , piso duro e janelas e portas metálicas,criam uma impressão de estar em um oásis no meio de Jacarta. 

© Ade Idea
© Ade Idea

O projeto prevê espaços compactos para os módulos estudantis com 3.5 x 4.0 metros contendo sanitário, dormitório e espaço de estudo. Além disso, os módulos são equipados com luz natural vindas de claraboias e janelas e pequenos elementos de ventilação natural que ficam debaixo da mesa de estudos e que podem ser abertos e fechados sempre que necessário. 

Planta - 1º Pavimento
Planta - 1º Pavimento

Acima de tudo, o conceito de horta urbana na escala residencial introduz um estilo de vida saudável, cultivando plantas comestíveis que podem ser consumidas, ao invés de plantar somente plantas decorativas, garantindo a segurança alimentícia da família. 

© M. Ifran Nurdin
© M. Ifran Nurdin

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
sigit.kusumawijaya
Escritório
Cita: "Residência Varanda / sigit.kusumawijaya" [Veranda House / sigit.kusumawijaya] 16 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894499/residencia-varanda-sigiusumawijaya> ISSN 0719-8906