Edíficio Juana Azurduy 1635 / BAAG

Cortesía de BAAG

Edíficio Juana Azurduy 1635 / BAAG - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: BAAG; BAAG
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  980
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACINDAR, Ariston, Caldaia, Caldaia, Cambre, Cementos Avellaneda, Cerámica San Lorenzo, Ctibor, FV, Giorgia, Grundfos Argentina, Industria Saladillo, Ineca, JOHNSON ACERO, Klaukol, Marcomet, Retak, Sika, Weber, ferrum, +1
Cortesía de BAAG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Juana Azurduy 1635 é um edifício de residência unifamiliar composto por dois blocos de quatro pavimentos separados por um pátio. Está localizado em um quadra no bairro de Nuñez, de gabarito baixo e atividade residencial, com a particularidade de ter a metade de sua superfície destinada a uma escola municipal cheia de antigos plátanos e freixos. O edifício procura dar uma resposta urbana entendendo a empena limite da escola como uma fachada, não como uma parede "cega".

Axonométrica
Esquemas modulares
Cortesía de BAAG

Explorando as possibilidades do tijolo maciço, foram projetadas "faixas" horizontais de 90 cm de altura que fazem o papel de parapeitos, brises e telas. Estas faixas percorrem as quatro faces dos blocos, formando, ora paredes cegas, ora paredes vazadas, equilibrando e acentuando as visuais. Cada varanda, cada terraço, cada janela, tem uma especificidade singular, gerando pés direitos duplos, expansões por brises, telas que criam privacidade, ou visuais demarcadas, características específicas que favorecem a apropriação dos habitantes.

Cortesía de BAAG
Plantas
Cortesía de BAAG

O edifício conta com uma variedade tipológica, alternada por pavimentos, de um dormitório e dois dormitórios. As unidades se articulam com um núcleo central que contém os banheiros e cozinhas. Este núcleo, revestido em madeira, conta com painéis que se deslocam, permitindo reconfigurar e qualificar o uso dos espaços e alternar as áreas públicas e privadas da unidade. Pretendemos, assim, que cada residência tenha a possibilidade de adaptar-se às necessidades do usuário, assumindo a subjetividade de seus habitantes.

Cortesía de BAAG
Cortesía de BAAG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Juana Azurduy 1635, C1429BYC CABA, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edíficio Juana Azurduy 1635 / BAAG" [Edificio Juana Azurduy 1635 / BAAG] 17 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894458/edificio-juana-azurduy-1635-baag> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.