Reforma Bar El Villa - Vermuteria del Mar / AMOO | Aureli Mora + Omar Ornaque

Reforma Bar El Villa - Vermuteria del Mar / AMOO | Aureli Mora + Omar Ornaque - Mais Imagens+ 17

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: AMOO; AMOO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  87
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Barnacork, Ceràmiques Farreny, Flos, Via Ceràmica
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na parte de baixo de um edifício no bairro de Gracia, catalogado com uma proteção de nível C (Bem de Interesse Urbanístico) que desde os anos 90 tem funcionado como bar com licença mista. A geometria interior, como na maioria dos edifícios entre empenas de 1900 em Barcelona, tem a forma de um tubo alongado, com um pequeno pátio ao final.

Croquis Corte e Planta

Para reformar o antigo estabelecimento foram levados em conta os seguintes critérios:

Restituição da fachada

No estado original, a entrada de 4,50m de altura encontrava-se coberta até a metade, com grelhas de uma antiga extração de fumaça e um grande elemento opaco. A proposta elimina esses volume, resgatando a composição original e dignificando o conjunto do terreno.

© José Hevia

Acessibilidade

Foram eliminados os desníveis interiores no acesso, substituindo-os por uma inclinação suave, inferior a 4% e imperceptível que vai desde a entrada até o início da edificação. 

Axonométrica

Iluminação natural

A restituição da fachada patrimonial, recortando o forro baixo original, duplica a entrada de luz desde o acesso. Ao final do local, são derrubados os fechamentos do antigo escritório e modificada a distribuição dos banheiros para realizar duas grandes aberturas que geram uma nova entrada de luz natural, muito necessária. 

© José Hevia

Conforto acústico

Dada a exigência acústica de um local de pública concorrência, o falso forro e parte das laterais foram revestidos com painéis de cortiça, material que absorve o som para evitar a reverberação e diminuir a transmissão aos vizinhos. Foram aproveitadas as qualidades plásticas do acabamento de cortiça como motivo decorativo principal do local. 

© José Hevia

Completados esses critérios essenciais, a estratégia projetual consiste em diferenciar dois setores dentro de um único espaço. Em primeiro lugar, projeta-se a envoltura perimetral, formada pelos revestimentos de cortiça e azulejos, pavimento e muros com um revestimento contínuo. Em segundo lugar, é construída uma série de objetos com elementos revestidos de mármore dispersos no local. Estes, com suas geometrias, ordenam os usos:

© José Hevia

Envolvente

Como havíamos comentado anteriormente, o falso forro e as paredes são revestidos de cortiça, elemento que remete aos materiais pesqueiros, aproveitando suas peças para criar faixas que marcam um ritmo ao longo de todo o local e onde serão colocadas as lâmpadas suspensas. Nesse falso forro (existente) são feitas perfurações para descongestionar o espaço e acentuar o ritmo no interior, buscando a sensação de iluminação natural zenital. A maior parte das paredes contam com barras auxiliares de obra, revestidas de azulejo branco/azul e azulejo só branco; os diferentes motivos combinatórios acabam gerando murais abstratos que se distribuem pelas dependências e que, novamente, evocam arabescos andaluzes. Finalmente, um contínuo pavimento autonivelante está relacionado com as paredes, conferindo toda a abstração ao conjunto.

© José Hevia

Objetos

Duas mesas auxiliares, o biombo, o expositor e a mesa central. Cada elemento, com suas singularidades, confere um caráter diferente aos ambientes gerando diferentes atmosferas para os clientes que buscam formas alternativas de se localizar. Bancos altos são projetados se relacionando com a cortiça do forro falso com o resto das instalações. Finalmente, optamos por um lavatório isento no hall dos banheiros, que contrasta com o verde do pátio. Em conjunto, o projeto é composto por uma série de elementos que fazem parte dos restos do naufrágio fictício de um grande barco de pesca.

© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de Martínez de la Rosa, 27, 08012 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Reforma Bar El Villa - Vermuteria del Mar / AMOO | Aureli Mora + Omar Ornaque" [Reforma Bar El Villa - Vermuteria del Mar / AMOO | Aureli Mora + Omar Ornaque] 16 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894409/reforma-bar-el-villa-vermuteria-del-mar-amoo-aureli-mora-plus-omar-ornaque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.