Retiro Piedmont / Tonic Design

Retiro Piedmont / Tonic Design - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Tonic Design; Tonic Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  325
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arrowhead, Baba Antique Wooden Floors, Cle, Cle Tile, Commune Design, Corten, Dopko Cabinetry, Duravit, Fleetwood, The Shade Company, Volt
  • Construtor: Vincent Petrarca, Tonic Construction
  • Paisagismo: David Swanson, Swanson & Associates, Carrboro, NC
  • Engenharia Estrutural: Lynch Mykins Engineers, Raleigh, NC
  • Estruturas Metálicas: Arrowhead, Durham, NC
  • Arquiteta Responsável: Katherine Hogan
  • Cidade: Durham
Mais informaçõesMenos informações
© Tzu Chen Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Revestido por linhas verticais de aço cortén, com uma ostentação de aberturas do piso ao teto e janelas em balanço que enquadram a floresta, a residência Retiro Piedmont se assenta tranquila em um cul-de-sac em Durham. 

© Tzu Chen Photography

Katherine Hogan do AIA, e Vinny Petrarca do Tonic Design foram os responsáveis por projetar esta casa unifamiliar com dois pavimentos e 325 m², que com o passar do tempo e o envelhecimento do aço cortén, irá se misturar com a paisagem. 

Os clientes se identificaram com o conceito já que queriam uma casa com baixa manutenção e baixo impacto na vizinhança.  Além disso, eles também queriam manter a conexão visual direta com a floresta, vontade que foi resolvida pelas janelas e aberturas voltadas para a vista. 

© Tzu Chen Photography

A Forma Segue a Função

Para criar uma planta e uma forma inovadora, os arquitetos partiram do conceito de uma forma simples e quadrada. Dividiram o volume na metade, um de uso mais coletivo, outro de uso mais privativo. Em seguida separaram os dois volumes buscando abrir o centro da composição para as vistas do entorno, criando um pátio externo protegido. Nessa configuração, as duas formas foram colocadas em lados opostos no pátio, de forma que os moradores podem aproveitar a vista da floresta estando dentro de casa.

Esquema

O Novo, o Velho, o Cru e o Refinado

Os clientes também queriam utilizar materiais recuperados e reaproveitados sempre que possível. Hogan e Petrarca usaram isso para estabelecer um contraste entre o novo e o antigo, o cru e o refinado. Complementando o contraste entre ferro e vidro, equipamentos e acabamentos modernos se justapõem com o piso de madeira recuperado, luminárias de antigas fábricas e elementos da coleção de arte, objetos e mobiliário do casal. 

© Tzu Chen Photography
Esquema

Público e Privado

Enquanto o aço fornece uma barreira externa entre a família e a rua, os espaços internos são abertos e fluídos, permitindo inúmeras perspectivas diferentes de dentro da casa ao se movimentar entre a parte coletiva, com sala de estar, sala de jantar e cozinha, e a privativa, com os quartos e banheiros. Corredores iluminados conectam essas duas porções. O pavimento inferior é reservado aos hóspedes e inclui duas suítes situadas em lados opostos, buscando o máximo de privacidade, além da garagem com duas vagas para automóveis. 

© Tzu Chen Photography
Planta - Inferior

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Retiro Piedmont / Tonic Design" [Piedmont Retreat / Tonic Design] 13 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894388/retiro-piedmont-tonic-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.