Praça pública de Skorba / Enota

Praça pública de Skorba / Enota - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Enota; Enota
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miran Kambič
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Franc Černelč, Miran Fekonja, Štefan Topolovec
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. Skorba é uma pequena vila nos arredores de Ptuj, a cidade mais antiga da Eslovênia. No passado, Skorba foi uma cidade com um claro padrão de organização urbana, porém, com o passar dos anos o desenvolvimento urbano de Ptuj, a vila acabou se transformando em uma área suburbana sem uma estrutura definida. Este padrão de crescimento orgânico resultou em uma urbanização completamente fragmentada, organizada ao longo das vias de acesso e sem uma centralidade definida.

Consequentemente, o projeto para a nova capela da vila foi a oportunidade que faltava para a criação de uma nova centralidade e um espaço de socialização para seus moradores. O terreno então foi cuidadosamente escolhido para a implantação do projeto: um local histórico, onde no passado funcionava a fonte pública de água da vila e onde se localiza a linha de confluência das bacias hídricas da cidade. A praça central da vila foi implantada próximo ao edifício do centro comunitário, no encontro dos principais caminhos que atravessam o povoado.

© Miran Kambič

No processo de projeto para a nova praça de Skorba, foi notável a participação de todos os moradores, do início do projeto à conclusão da obra. Eles foram os principais responsáveis pela arrecadação de fundos para a aquisição do lote, bem como para a sua construção, o que exigiu um nível de engajamento altíssimo de toda a população local. Tudo isso foi parte fundamental no desenvolvimento do projeto. Portanto, esta não é uma arquitetura cheia de detalhes sofisticados e também não há nenhuma solução de alta tecnologia. Procuramos estabelecer uma relação muito próxima com a paisagem local através de uma arquitetura suficientemente arrojada, principalmente através de uma volumetria clara e simples em sua materialidade.

© Miran Kambič

O primeiro passo para definir a estrutura deste espaço foi a implantação de uma superfície triangular no centro da nova praça. Esta superfície pavimentada se distingue claramente do gramado que a cerca, definindo o futuro espaço de socialização. A praça é acessada através de um caminho estreito que se conecta com a via principal em frente. O espaço central da praça é criado pela interseção das geometrias destas duas superfícies pavimentadas, levemente rebaixado, criando um espaço focal protegido e acolhedor. Na sequência, os volumes da capela e das arquibancadas foram elevados de forma a criar uma praça pública que se volta para si mesmo. Finalmente, estas abas elevadas foram chanfradas em suas extremidades, criando um plano virtual de cobertura que completa a forma geral da estrutura.

© Miran Kambič

Todo o projeto foi construído com apenas um material - concreto branco. A combinação entre materialidade e volumetria enfatiza a espacialidade singular da praça, suas linhas arrojadas servem para dissimular a estrutura urbana heterogênea do entorno e marcar claramente uma nova centralidade.

© Miran Kambič

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Skorba, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Praça pública de Skorba / Enota" [Skorba Village Center / Enota] 12 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894383/praca-publica-de-skorba-enota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.