O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estruturas E Instalações
  4. Eslovênia
  5. Enota
  6. 2017
  7. Praça pública de Skorba / Enota

Praça pública de Skorba / Enota

  • 11:00 - 12 Maio, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Praça pública de Skorba / Enota
Praça pública de Skorba / Enota, © Miran Kambič
© Miran Kambič

© Miran Kambič © Miran Kambič © Miran Kambič © Miran Kambič + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Skorba, Eslovênia
  • Equipe de projeto

    Dean Lah, Milan Tomac, Nebojša Vertovšek, Alja Černe Mazalin, Nuša Završnik Šilec, Tjaž Bauer, Polona Ruparčič
  • Engenharia estrutural

    Elea iC
  • Cliente

    Prefeitura de Hajdina
  • Área

    300.0 m2
  • Área Do Terreno

    1.430 m2
  • Área De Projeção

    300 m2
  • Custo

    120.000 EUR
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Miran Kambič
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. Skorba é uma pequena vila nos arredores de Ptuj, a cidade mais antiga da Eslovênia. No passado, Skorba foi uma cidade com um claro padrão de organização urbana, porém, com o passar dos anos o desenvolvimento urbano de Ptuj, a vila acabou se transformando em uma área suburbana sem uma estrutura definida. Este padrão de crescimento orgânico resultou em uma urbanização completamente fragmentada, organizada ao longo das vias de acesso e sem uma centralidade definida.

Consequentemente, o projeto para a nova capela da vila foi a oportunidade que faltava para a criação de uma nova centralidade e um espaço de socialização para seus moradores. O terreno então foi cuidadosamente escolhido para a implantação do projeto: um local histórico, onde no passado funcionava a fonte pública de água da vila e onde se localiza a linha de confluência das bacias hídricas da cidade. A praça central da vila foi implantada próximo ao edifício do centro comunitário, no encontro dos principais caminhos que atravessam o povoado.

© Miran Kambič
© Miran Kambič

No processo de projeto para a nova praça de Skorba, foi notável a participação de todos os moradores, do início do projeto à conclusão da obra. Eles foram os principais responsáveis pela arrecadação de fundos para a aquisição do lote, bem como para a sua construção, o que exigiu um nível de engajamento altíssimo de toda a população local. Tudo isso foi parte fundamental no desenvolvimento do projeto. Portanto, esta não é uma arquitetura cheia de detalhes sofisticados e também não há nenhuma solução de alta tecnologia. Procuramos estabelecer uma relação muito próxima com a paisagem local através de uma arquitetura suficientemente arrojada, principalmente através de uma volumetria clara e simples em sua materialidade.

© Miran Kambič
© Miran Kambič

O primeiro passo para definir a estrutura deste espaço foi a implantação de uma superfície triangular no centro da nova praça. Esta superfície pavimentada se distingue claramente do gramado que a cerca, definindo o futuro espaço de socialização. A praça é acessada através de um caminho estreito que se conecta com a via principal em frente. O espaço central da praça é criado pela interseção das geometrias destas duas superfícies pavimentadas, levemente rebaixado, criando um espaço focal protegido e acolhedor. Na sequência, os volumes da capela e das arquibancadas foram elevados de forma a criar uma praça pública que se volta para si mesmo. Finalmente, estas abas elevadas foram chanfradas em suas extremidades, criando um plano virtual de cobertura que completa a forma geral da estrutura.

© Miran Kambič
© Miran Kambič

Todo o projeto foi construído com apenas um material - concreto branco. A combinação entre materialidade e volumetria enfatiza a espacialidade singular da praça, suas linhas arrojadas servem para dissimular a estrutura urbana heterogênea do entorno e marcar claramente uma nova centralidade.

© Miran Kambič
© Miran Kambič

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Praça pública de Skorba / Enota" [Skorba Village Center / Enota] 12 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894383/praca-publica-de-skorba-enota> ISSN 0719-8906