Estação Selva / G8A Architecture & Urban Planning

Estação Selva / G8A Architecture & Urban Planning - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: G8A Architecture & Urban Planning; G8A Architecture & Urban Planning
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tran Nhat Quang
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  An Cuong, Daikin, Hoa Phat, KINGLED, Tandus Centiva, Viglacera
© Tran Nhat Quang

Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto de uma paisagem urbana densa é lógico que a crescente comunidade de startups recorra ao conceito altamente eficiente de cooperação para suas soluções profissionais. Esses espaços devem combinar de maneira efetiva os aspectos positivos do âmbito público e privado, oferecendo aos usuários profissionais uma plataforma de recursos eficientes ao mesmo tempo em que permite fomentar as interações sociais e acomodar o visitante temporário. 

© Tran Nhat Quang
Estação Selva Existente 01
© Tran Nhat Quang

No coração da cidade de Ho Chi Minh, no centro de um grande complexo industrial, "Estação Selva" estabelece o ponto de referência para o desenho conceitual de tais espaços. A fábrica totalmente renovada responde não somente às complicações logísticas da condensação de programas compartilhados, mas também reflete a experiência intangível do espaço.

Corte

A concepção de um entorno tropical que também facilita o fluxo entre os diferentes programas é possível através do elemento característico do "Conector Verde". A coluna vertebral vegetal percorre centralmente o espaço permanecendo visível tanto horizontal como verticalmente desde qualquer zona pública da edificação. Mais do que uma simples combinação de plantas em vasos, as capacidades refrescantes e calmantes do Conector Verde ocupam todos os níveis do espaço, desde suculentas até trepadeiras e um jardim de ervas aromáticas. Esse conector verde também cumpre a função de "conector social" já que o tráfego é diminuído entre a folhagem. Com estações de descanso e de trabalho disseminadas ao longo das plantações centrais, a cafeteria oferece um descanso. 

© Tran Nhat Quang

Ao abrir um espaço central e retirar uma grande parte da cobertura, a luz natural do sol é filtrada através das camadas de folhas permitindo que ela seja espalhada por toda a edificação, criando a sensação de um entorno vegetal naturalmente tropical. A medida que a luz do sol move-se sobre a edificação, os usuários podem se sentir em contato com o passar do dia. Cada espaço de escritório fechado, distribuído racionalmente ao longo das fachadas, é capaz de ver essa peça central luminosa. 

© Tran Nhat Quang

Para permitir o enfoque e ressaltar a presença dos volumes orgânicos verdes, os elementos arquitetônicos são deixados aparentes, mínimos e monocromáticos. Aqui, cria-se um equilíbrio ao reintroduzir rastros do passado industrial da estrutura, revelando elementos operacionais e técnicos da edificação, como vigas de suporte, sistemas de ventilação e cabeamento. Detalhes do caráter industrial; o tijolo texturizado aparente e o aço escuro contrastam com os elementos orgânicos predominantes. 

© Tran Nhat Quang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:126 Nguyễn Thị Minh Khai, Phường 6, Quận 3, Hồ Chí Minh 700000, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Selva / G8A Architecture & Urban Planning" [Jungle Station / G8A Architecture & Urban Planning] 15 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894286/estacao-selva-g8a-architecture-and-urban-planning> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.