MERCADO / HW-STUDIO

MERCADO / HW-STUDIO - Mais Imagens+ 13

Morelia, México
  • Arquitetos: HW-STUDIO; HW-STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BOSE, Interceramic, Tecnolite
  • Clientes: Oscar Mario Sanchez, Rafael Ochoa Oteiza.
  • Vídeo: Rodrigo Yanderall
  • Arquiteto Principal: Rogelio Vallejo Bores
  • Equipe: Oscar Didier Ascencio Castro
  • Colaboradores: Bruno Mespullet, Angeles Zambrano
  • Cidade: Morelia
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Bruno Gómez de la Cueva

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando começamos a trabalhar nesse projeto, o cliente nos mostrou um espaço de 8x40 metros localizado a duas quadras de uma das escolas de música mais importantes do país, o ex-convento das monjas dominicanas de Santa Catalina de Siena do século XVI e uma das praças mais queridas, bonitas e visitadas de Morelia, "as rosas".

© Bruno Gómez de la Cueva

O cliente queria converter aquele espaço em um mercado gastronômico. Nós gostamos do tema, mas gostamos ainda mais do silêncio que aquele lugar permitia (qualidade pouco comum no centro de uma cidade mexicana), além disso, nos pareceu uma boa oportunidade para relacionar nossa linguagem com as arquiteturas do passado e explorar a relação e dialética entre ambas. 

Cortes

O espaço era, em meados do século XVI, o pátio da residência de uma rica família da época. Entretanto, com o tempo, as reformas, mudanças de proprietário e usos do lugar, foram feitas modificações que fizeram com que o espaço perdesse sua essência. Cobriu-se o teto com lâminas, as paredes de pedra foram rebocadas com cimento e colocou-se um piso de mármore e resina muito característico dos anos 60, mudanças que, segundo nosso entendimento, fizeram com que o lugar perdesse sua alma.

© Bruno Gómez de la Cueva

O processo de desenho começou identificando os lugares da cidade que eram muito procurados para comer. Foi rápido descobrir que as praças públicas eram os lugares onde as pessoas se concentravam para comer seja em um restaurante do perímetro, nos terraços ou simplesmente em um banco da própria praça.

© Bruno Gómez de la Cueva

A partir disso, identificamos alguns elementos compositivos desses lugares, os eixos, os percursos axiais, os volumes, o céu, as árvores, o uso de materiais naturais e os incorporamos ou, no caso dos muros, os redescobrimos para configurar uma atmosfera parecida com a das praças, fazendo com que as pessoas que visitem ao mercado se sintam em um lugar cotidiano e natural. 

Planta Segundo Pavimento

Todo o antigo valor arquitetônico seria resgatado e o novo teria outra natureza formal e materialmente; uma natureza branca e definida que evidenciaria sua própria presença, momento histórico e conceitual, para criar com isso um equilíbrio entre o novo e o antigo. 

© Bruno Gómez de la Cueva

Traçou-se uma avenida central arborizada, a qual é flanqueada por dois volumes longitudinais brancos, sobre cada um deles são conectados outros dois volumes transversais em forma de "L" invertido, os quais cumprem a função de cobrir uma área de mesas na parte de baixo e criar terraços na parte de cima. Entretanto, sua função mais importante é a de emoldurar, sem exclusão, as diferentes camadas de história arquitetônica deixadas ao longo dos séculos e a de seccionar a luz e o espaço para, dessa maneira, enfatizar sua presença e torná-las as protagonistas intangíveis do lugar. 

© Bruno Gómez de la Cueva

Foi agradável descobrir como esses elementos tão simples emolduram a arquitetura dos séculos XVI, XIX, XX e XXI, o jacarandá, o céu, as torres da catedral, o muro ao fundo, a pomba que cruza eventualmente o espaço, algum balão que escapa de uma criança na igreja. Sem tentarmos ser exagerados ou melodramáticos parece que tudo cabe dentro dessas molduras, um universo completo permitindo a expressão.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Morelia, Michoacán, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "MERCADO / HW-STUDIO" [MERCADO / HW-STUDIO] 02 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894275/mercado-hw-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.