Casa Es Carnatge / Miel Arquitectos

Cortesía de Miel Arquitectos

Casa Es Carnatge / Miel Arquitectos - Mais Imagens+ 13

Can Pastilla, Espanha
  • Arquitetos: Miel Arquitectos; Miel Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  205
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Arquiteta Técnica: Carme Mª Aguiló Mora
  • Engenheiro: Joan Toni Mercadal
  • Construtora: Salis Construcciones
  • Cidade: Can Pastilla
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Miel Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Es Carnatge é uma residência unifamiliar localizada em frente às pedreiras abandonadas de Son Mosson na Baía de Palma, de onde se extrai sua materialidade e lógica formal. Por meio de uma pele pétrea dupla esta casa abstrai seu habitar da contaminação acústica do aeroporto vizinho e busca nas marés uma forma própria de ser e estar.

Cortesía de Miel Arquitectos
Planta - Térreo
Cortesía de Miel Arquitectos

O terreno é limitado por residências geminadas de 2 ou 3 pavimentos sem alma nem raízes, resultantes de um boom turístico dos anos 60. Esta amnésia cultural circundante nos permitiu propor a residência como um catalisador histórico do entorno: dunas do Pleistoceno Superior, pedreiras de marés, bunkers militares, área afetada pelo aeroporto de Son Sant Joan e atualmente Área Natural de Interesse Especial da Baía de Palma.

Axonométrica

A casa foi gerada a partir de dois corpos maciços e introspectivos unidos por meio de um alpendre flexível e diáfano, uma estratégia ambiental que estabelece um itinerário acústico que vai desde o hermetismo absoluto nos dormitórios, a transição acústica entre interior e exterior da sala de estar e jantar, até o protagonismo indiscutível que acontece na plataforma da churrasqueira, a partir de onde a decolagem dos aviões se transforma em motivo de celebração sensorial.

Cortesía de Miel Arquitectos

O primeiro volume contém os serviços da casa: garagem, casa de máquinas, lavanderia e área de hóspedes composta por um quarto duplo e banheiro. O segundo volume organiza o coração da mesma, os três dormitórios e dois banheiros de seus habitantes atuais e futuros.

Cortesía de Miel Arquitectos

Entre os dois volumes, uma laje de concreto desenha o espaço comum e mais flexível da casa: a sala de estar e jantar, equipada com uma série de peles que permitem manipular os limites entre interior e exterior: desde total isolamento (persianas, janelas e cortinas) até a imersão recíproca do interior no exterior.

Cortesía de Miel Arquitectos

A proposta construtiva para a Casa Es Carnatge busca o que é essencial, reduzindo o número de materiais que intervém na equação e buscando o estado de máxima expressividade em cada um deles, de tal forma que a austeridade da matéria ressoe na riqueza formal.

Cortesía de Miel Arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Es Carnatge / Miel Arquitectos" [Casa Es Carnatge / Miel Arquitectos] 15 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894269/casa-es-carnatge-miel-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.