Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design

Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design - JanelaEscovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design - Prateleira, Cadeira, JanelaEscovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design - Prateleira, CadeiraEscovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design - Prateleira, CadeiraEscovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Estúdio Mova Arquitetura e Design; Estúdio Mova Arquitetura e Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  61
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Elizabeth, Portobello, Santa Luzia, Suvinil
  • Engenharia: Abitare Engenharia
  • Arquiteta Responsável: Alessandra Leite
  • Equipe: Arq. Heloísa Moura, Arq. William Veras, Arq. Natália Gorgulho, Giovanni Cristófaro
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design - Janela
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto arquitetônico para a Escovaria Brasilianas buscou atender a uma proposta diferente dos tradicionais salões de beleza. Devido ao foco não somente nas escovas, mas também na produção própria de produtos naturais para venda, foi preciso dar destaque aos produtos, transformando o espaço num misto de loja e escovaria.

Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design - Prateleira, Cadeira
© Haruo Mikami
Planta

Para traduzir a filosofia da marca, foram ressaltadas as características naturais dos materiais utilizados, com a adoção de acabamentos como o compensado naval cru, o metalon aparente, o piso no tom de cimento queimado, os pallets para suporte das escovas e dos secadores, o tijolinho e as tubulações aparentes em cobre. As cores da loja foram inspiradas na brasilidade, presente no nome e no DNA da empresa.

Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design - Prateleira, Cadeira
© Haruo Mikami

Todo o mobiliário fixo e estantes expositoras foram desenhados pelo escritório. Fugindo do tradicional esquema cadeira / espelho, mas ao mesmo tempo mantendo a funcionalidade, foram criados painéis com espelhos deslizantes que permitem várias configurações diferentes, valorizando ou escondendo a estante central, criando uma maior permeabilidade visual ou dando maior privacidade, de acordo com o uso e o fluxo de clientes nos diferentes períodos do dia.

Elevação
Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design - Prateleira
© Haruo Mikami

Suportes móveis foram desenhados para os diversos tipos de instrumentos que são utilizados nas escovas, permitindo uma maior mobilidade e mantendo a organização. Para a área de lavagem de cabelos, que também funciona como local de massagem e relaxamento, foi usada a pintura em “túnel” na cor azul institucional da marca.

Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design - Prateleira, Cadeira
© Haruo Mikami

Um desenho geométrico no cano de cobre fixado na parede serve para dispor as toalhas usadas na lavagem e funciona como elemento decorativo. A fachada, totalmente executada em serralheria, reforça a cor institucional da marca. O ritmo das janelas e as jardineiras trazem um conceito familiar, que remete a fachadas residenciais, destacando a loja em relação às demais e convidando o cliente a entrar e conhecer mais.   

Isométrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília - Brasilia, Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design" 13 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894230/escovaria-brasilianas-estudio-mova-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.