O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loja
  4. Brasil
  5. Estúdio Mova Arquitetura e Design
  6. 2017
  7. Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design

Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design

  • 05:00 - 13 Maio, 2018
Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design
Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design, © Haruo Mikami
© Haruo Mikami

© Haruo Mikami © Haruo Mikami © Haruo Mikami © Haruo Mikami + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Brasília - Brasilia, Distrito Federal, Brasil
  • Arquiteta Responsável

    Alessandra Leite
  • Equipe

    Arq. Heloísa Moura, Arq. William Veras, Arq. Natália Gorgulho, Giovanni Cristófaro
  • Área

    61.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto arquitetônico para a Escovaria Brasilianas buscou atender a uma proposta diferente dos tradicionais salões de beleza. Devido ao foco não somente nas escovas, mas também na produção própria de produtos naturais para venda, foi preciso dar destaque aos produtos, transformando o espaço num misto de loja e escovaria.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami
Planta
Planta

Para traduzir a filosofia da marca, foram ressaltadas as características naturais dos materiais utilizados, com a adoção de acabamentos como o compensado naval cru, o metalon aparente, o piso no tom de cimento queimado, os pallets para suporte das escovas e dos secadores, o tijolinho e as tubulações aparentes em cobre. As cores da loja foram inspiradas na brasilidade, presente no nome e no DNA da empresa.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Todo o mobiliário fixo e estantes expositoras foram desenhados pelo escritório. Fugindo do tradicional esquema cadeira / espelho, mas ao mesmo tempo mantendo a funcionalidade, foram criados painéis com espelhos deslizantes que permitem várias configurações diferentes, valorizando ou escondendo a estante central, criando uma maior permeabilidade visual ou dando maior privacidade, de acordo com o uso e o fluxo de clientes nos diferentes períodos do dia.

Elevação
Elevação
© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Suportes móveis foram desenhados para os diversos tipos de instrumentos que são utilizados nas escovas, permitindo uma maior mobilidade e mantendo a organização. Para a área de lavagem de cabelos, que também funciona como local de massagem e relaxamento, foi usada a pintura em “túnel” na cor azul institucional da marca.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Um desenho geométrico no cano de cobre fixado na parede serve para dispor as toalhas usadas na lavagem e funciona como elemento decorativo. A fachada, totalmente executada em serralheria, reforça a cor institucional da marca. O ritmo das janelas e as jardineiras trazem um conceito familiar, que remete a fachadas residenciais, destacando a loja em relação às demais e convidando o cliente a entrar e conhecer mais.   

Isométrica
Isométrica

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escovaria Brasilianas / Estúdio Mova Arquitetura e Design" 13 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894230/escovaria-brasilianas-estudio-mova-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.