Apartamento Sabará / Sabiá Arquitetos

Apartamento Sabará / Sabiá Arquitetos - Mesa, Prateleira, Cadeira, Bancada, VigaApartamento Sabará / Sabiá Arquitetos - JanelaApartamento Sabará / Sabiá Arquitetos - Prateleira, Bancada, CozinhaApartamento Sabará / Sabiá Arquitetos - Imagem 5 de 16Apartamento Sabará / Sabiá Arquitetos - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Sabiá Arquitetos; Sabiá Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brasil Imperial, Cristalgran Marmoraria, Mar Mosaico, Marcenaria HimaWari, Reka Iluminação
  • Execução Da Obra: Cris Tanaka Engenharia
  • Arquitetos Responsável: Beatriz Marques, Nilton Suenaga
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Sabará / Sabiá Arquitetos - Imagem 5 de 16
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura e mobiliário para reforma de apartamento no bairro de Higienópolis, na cidade de São Paulo. A intervenção foi centrada em duas frentes principais:

1. O banheiro, antes equipado com uma banheira de hidromassagem, possuía dimensões excessivas para a sua função. Ao dividir o ambiente em dois banheiros independentes, menores e funcionais, foi possível responder à demanda da proprietária de criar condições para compartilhar o apartamento com outra pessoa. Um dos banheiros utiliza o acesso original, pelo corredor de circulação, e outro voltou-se para um dos dormitórios, criando uma pequena suíte.

Apartamento Sabará / Sabiá Arquitetos - Mesa, Bancada, Cozinha, Janela, Cadeira, Pia, Viga
© Manuel Sá
Plantas
Apartamento Sabará / Sabiá Arquitetos - Mesa, Prateleira, Cadeira, Bancada, Viga
© Manuel Sá

2. A área de serviços foi realocada no antes subutilizado banheiros de empregada e possibilitou o prolongamento da cozinha até a grande janela dos fundos. O acesso existente para a dependência de empregada foi interrompido e a divisão entre ambientes se deu com um armário, que responde a funções distintas para ambos os lados - cozinha e dormitório. Uma abertura neste armário foi posicionada para garantir ventilação e iluminação natural no pequeno closet.

Apartamento Sabará / Sabiá Arquitetos - Janela
© Manuel Sá

Apesar de ser um elemento de afeto para a proprietária, a pastilha cerâmica hexagonal que revestia o piso destes ambientes foi substituída devido à dificuldade na sua recuperação. Optou-se pelo uso do ladrilho hidráulico em formato hexagonal [cor verde na cozinha e rosa nos banheiros] para manter a memória do piso original e para acompanhar o piso de cimento queimado da sala de estar e dos dormitórios.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Sabará / Sabiá Arquitetos" 12 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894228/apartamento-sabara-sabia-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.