Aperture / Arno Matis Architecture

Aperture / Arno Matis Architecture - Mais Imagens+ 14

Vancouver, Canadá
  • Arquitetos: Arno Matis Architecture; Arno Matis Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9104
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Michael Elkan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grohe, Kawneer, Lindahl Aluminum, Mapei, Miele, Otis, Smithrite
© Michael Elkan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Vancouver, no Canadá, este projeto residencial assinado pelo Arno Matis Architecture apresenta aberturas na fachada que são programadas para promover o sombreamento passivo, agindo como um diafragma: abrindo e fechando em resposta a exposição à luz do sol. Essas aberturas são mais profundas na fachada sul, buscando melhorar o sombreamento, e menos profundas na fachada norte para otimizar a insolação.

© Michael Elkan

Cada abertura é emoldurada por 'natural wood-and-glass' , uma pele para edifícios inédita. Este elemento é formado por um folhado de mogno encapsulado entre duas camadas de vidro, permitindo que a madeira seja bem preservada em sua forma natural sem precisar de tratamento químico para manter a cor. A riqueza da madeira natural é valorizada pela luz e pelo vidro. 

© Michael Elkan

Os vidros têm tratamento UV, que protege a madeira não só das intempéries do tempo, mas também da insolação, eliminando a necessidade da manutenção do material. Este sistema também reduz o ganho de calor e aumenta a resistência térmica da fachada.  

Diagrama A
Diagrama B

Padrões arquitetônicos estratigráficos ecoam na região revelando sua arquitetura moderna. Decks em balanço e linhas horizontais criam um senso de leveza e disfarçam o peso do volume. 

© Michael Elkan

Localizado em um bairro que vive uma transição de familiar para urbano, o edifício responde ao seu contexto ao se adequar à escala, permutando dos seis pavimentos na via arterial, para dois pavimentos na parte norte, onde se relaciona com vilas e pequenas casas. 

Plantas

Os seis blocos são divididos com jardins alagados e bambus, que animam o volume ao refletirem a luz. Essa conformação resulta em residências brilhantes e cheias de luz.

© Michael Elkan

A ocupação tipo campus cria uma variedade de espaços sociais: jardins, fontes e espaços de estar, e dois terraços com 500 m² dedicados à todo o conjunto, incluindo horta urbana, espaço para crianças e para churrascos. Destes terraços é possível desfrutar de vistas de Vancouver e da paisagem natural que a permeia.

© Michael Elkan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Aperture / Arno Matis Architecture" [Aperture / Arno Matis Architecture] 13 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894215/aperture-arno-matis-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.