O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Canadá
  5. Arno Matis Architecture
  6. 2017
  7. Aperture / Arno Matis Architecture

Aperture / Arno Matis Architecture

  • 11:00 - 13 Maio, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Aperture / Arno Matis Architecture
Aperture / Arno Matis Architecture, © Michael Elkan
© Michael Elkan

© Michael Elkan © Michael Elkan © Michael Elkan © Michael Elkan + 19

© Michael Elkan
© Michael Elkan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Vancouver, no Canadá, este projeto residencial assinado pelo Arno Matis Architecture apresenta aberturas na fachada que são programadas para promover o sombreamento passivo, agindo como um diafragma: abrindo e fechando em resposta a exposição à luz do sol. Essas aberturas são mais profundas na fachada sul, buscando melhorar o sombreamento, e menos profundas na fachada norte para otimizar a insolação. 

© Michael Elkan
© Michael Elkan

Cada abertura é emoldurada por 'natural wood-and-glass' , uma pele para edifícios inédita. Este elemento é formado por um folhado de mogno encapsulado entre duas camadas de vidro, permitindo que a madeira seja bem preservada em sua forma natural sem precisar de tratamento químico para manter a cor. A riqueza da madeira natural é valorizada pela luz e pelo vidro. 

© Michael Elkan
© Michael Elkan

Os vidros têm tratamento UV, que protege a madeira não só das intempéries do tempo, mas também da insolação, eliminando a necessidade da manutenção do material. Este sistema também reduz o ganho de calor e aumenta a resistência térmica da fachada.  

Diagrama A
Diagrama A
Diagrama B
Diagrama B

Padrões arquitetônicos estratigráficos ecoam na região revelando sua arquitetura moderna. Decks em balanço e linhas horizontais criam um senso de leveza e disfarçam o peso do volume. 

© Michael Elkan
© Michael Elkan

Localizado em um bairro que vive uma transição de familiar para urbano, o edifício responde ao seu contexto ao se adequar à escala, permutando dos seis pavimentos na via arterial, para dois pavimentos na parte norte, onde se relaciona com vilas e pequenas casas. 

Plantas
Plantas

Os seis blocos são divididos com jardins alagados e bambus, que animam o volume ao refletirem a luz. Essa conformação resulta em residências brilhantes e cheias de luz.

© Michael Elkan
© Michael Elkan

A ocupação tipo campus cria uma variedade de espaços sociais: jardins, fontes e espaços de estar, e dois terraços com 500 m² dedicados à todo o conjunto, incluindo horta urbana, espaço para crianças e para churrascos. Destes terraços é possível desfrutar de vistas de Vancouver e da paisagem natural que a permeia. 

© Michael Elkan
© Michael Elkan

Ver a galeria completa

Cita: "Aperture / Arno Matis Architecture" [Aperture / Arno Matis Architecture] 13 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894215/aperture-arno-matis-architecture> ISSN 0719-8906