Sprzeczna 4 / BBGK Architects

Sprzeczna 4 / BBGK Architects

© Juliusz Sokołowski© Juliusz Sokołowski© Juliusz Sokołowski© Juliusz Sokołowski+ 24

  • Arquitetos: BBGK Architekci
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  741
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Juliusz Sokołowski
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Budizol, Daasag, Dierre, GEZE
  • Colaboradores:Emilia Sobańska, Katarzyna Najberg
  • Construção:RWK Engineers
  • Arquitetos Responsáveis:Jan Belina Brzozowski Konrad Grabowiecki, Wojciech Kotecki
  • Paisagismo:Pasa Design
  • Cidade:Warszawa
  • País:Polônia
Mais informaçõesMenos informações
© Juliusz Sokołowski
© Juliusz Sokołowski

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício da rua Sprzeczna 4 pretende continuar a restauração do bonito bairro que está implantado e tornar-se um elemento reconhecível, não só nas imediações, mas também em maior escala. O edifício é supostamente um ponto de partida para a restauração de toda a quadra. E pode-se afirmar que a chave para restaurar uma quadra urbana é a fachada.

© Juliusz Sokołowski
© Juliusz Sokołowski

Sprzeczna 4 é um manifesto da pré-fabricação. Este protótipo, edifício de demonstração encomendado ao nosso escritório, foi projetado para trazer a tona a pré-fabricação - uma tecnologia comprometida na Polônia na era do comunismo. O edifício foi erguido deliberadamente em um terreno que aparentemente não se encaixa no estereótipo da pré-fabricação: minúsculo, incoerente e localizado em um empreendimento compacto do século XIX.

Esquema de Pré-Fabricação
Esquema de Pré-Fabricação

Conscientemente, todas as tecnologias de pré-fabricação disponíveis foram aplicadas: concreto colorido exposto, impressão e relevos, instalações elétricas integradas nas paredes, forro de aquecimento e muito mais. 

© Juliusz Sokołowski
© Juliusz Sokołowski

O resultado é um edifício erguido a partir de numerosos elementos de grande porte produzidos em uma fábrica. A instalação de elementos de grande tamanho não está terminada e não incorpora nenhum acessório ou decoração. É uma história sincera sobre o que é um edifício, de que é feito e como funciona.

© Juliusz Sokołowski
© Juliusz Sokołowski

As fachadas de concreto vermelho são um exemplo de responsabilização pelos processos de envelhecimento dos materiais aplicados, tendo em vista os edifícios residenciais rebocados que são erguidos e seu problema comum de aparência elegante somente no momento da venda.

© Juliusz Sokołowski
© Juliusz Sokołowski
Esquema de Construção
Esquema de Construção
© Juliusz Sokołowski
© Juliusz Sokołowski

Sprzeczna 4 é polêmico quando relacionado ao sistema de construção feudal baseado no trabalho de imigrantes mal pagos e no método de construção utilizado praticamente a partir do século XIX. Sprzeczna 4 é uma proposta para introduzir em nosso país as regras de negócios justos e responsabilidade social, usando o método de pré-fabricação, que é tão popular na Europa Ocidental e na Escandinávia. Paradoxalmente, este edifício minúsculo, extremamente atípico e avançado, é também uma previsão de construção barata e disponível, possibilitada pela industrialização e pré-fabricação.

© Juliusz Sokołowski
© Juliusz Sokołowski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sprzeczna 4, Warszawa, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sprzeczna 4 / BBGK Architects" [Sprzeczna 4 / BBGK Architekci] 10 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894098/sprzeczna-4-bbgk-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.