Arquite-Tô: Sesc SP promove série de eventos e atividades relacionadas à arquitetura e cidade

O Sesc de São Paulo promove a partir de hoje o projeto Arquite-Tô, que convida o público a imaginar como as artes e a arquitetura podem articular conhecimentos e formas mais democráticas de construir, habitar e fruir.

O projeto acontece na unidade Pinheiros do Sesc e sua programação inclui palestras, apresentações teatrais, oficinas, projeção de filmes e outras atividades que, de alguma forma, dialogam com a arquitetura e a cidade. 

Veja, a seguir, a programação completa:

entre ladeiras

08/05 - 20h às 21h - Sesc Pinheiros.
Um grupo de cinco bailarinos performers se instala pouco a pouco no espaço, criando a performance por meio da relação de seus corpos com a arquitetura, a paisagem, as perspectivas e com os fluxos de movimento dos usuários e habitantes desse lugar. Da invisibilidade à visibilidade, uma constelação de corpos se configura percorrendo, permanecendo, sinalizando e preenchendo este espaço. Camadas visíveis e invisíveis do lugar são convocadas, a partir dessa interação, revelando caminhos e contingências dos movimentos do corpo, dos gestos, do duradouro e do efêmero. Através da percepção sensível e da interação do corpo com o espaço, o grupo "embala" o lugar, construindo, in situ, uma teia tridimensional a partir de fitas adesivas transparentes. Um dispositivo cinético é, assim, criado, convidando o público a uma sensação corporal desta espacialidade, rastros e memórias.

Poema Suspenso Para Uma Cidade Em Queda

08/05 a 09/05 - Diversos Horários - Teatro Paulo Autran
Uma pessoa cai do topo de um prédio e não chega ao chão. Os anos passam e este corpo não consuma a queda. A partir daí, a vida das pessoas nos apartamentos fica presa numa espécie de buraco negro pessoal, onde cada um vive uma experiência que não finaliza, que gira em círculos, não se desenvolve e não olha para seu entorno. Cada personagem fica preso em sua metáfora, ignorando o conjunto à sua volta. Trata-se de uma fábula contemporânea sobre a sensação de suspensão e paralisia geral do mundo contemporâneo. Através do excesso de possibilidades, de informações e uma abertura de infinitos caminhos a percorrer em um segundo, o homem para diante de tudo e começa a traçar um caminho circular dentro de seu reduto que, muitas vezes, ilude a vida, mas, na verdade, é puro preenchimento de espaço.

Habitar a cidade com Mono-blocos

08/05 a 11/05 - Diversos Horários - Largo da Batata
Habitar a Cidade com Mono-blocos consiste numa residência com 20 praticantes de dança em geral, principalmente envolvidos com propostas vinculadas a Dança Contemporânea, performers com formação em Teatro, Dança, Circo, Artes Visuais e Marciais, além de público em geral interessado nas informações propostas que vinculem o corpo a cena. Após 12 horas de residência, eles serão convidados a participar da performance de Mono-blocos com outros 04 membros da formação original. O programa é desenvolvido em espaços fechados (salas, ginásios) e espaços públicos (praças, ruas, becos, vielas, etc). A performance ocorre em espaços públicos. Os projetos de Vanilton Lakka apresentados com freqüência no Brasil e em mais de 16 países da America Latina, Europa e África demonstram a continuidade de um trabalho que também visa interferir no que já está estabelecido. Monoblocos é a ultima criação de Vanilton Lakka juntamente com artistas colaboradores. Com caráter de intervenção, se propõe a pensar a relação corpo/cidade e mescla experiência acadêmica e artística, abordando questões trabalhadas em experiências formativas (oficinas, residências e workshops) e artísticas (coreografias, intervenções e performances). Nesta edição, a residência conterá movimentos denominados princípios técnicos corporais compostos por técnicas de solo, suspensão e lançamento. Estes movimentos organizados em forma de jogos compõem a apresentação da obra Mono-blocos. Ao final do processo, haverá uma performance Mono-blocos com equipe mista no Largo da Batata.

Arquitetura, Utopia e Revolução: Revisitando os Anos 60

08/05 a 22/05 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
O curso teórico pretende revisitar, no caminho orientado pelo pensamento revolucionário, experiências no campo da arquitetura e do urbanismo que aspiraram à transformação da totalidade do cotidiano, bem como seus desdobramentos. Poderíamos chamá-las de "utopias"?

Picos do Jaraguá

08/05 a 05/08 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Fixação com cola de 600 trenas, uma ao lado da outra, no topo do muro do Sesc Pinheiros. O desenho do painel com a silhueta do Pico do Jaraguá, marco geográfico de São Paulo, será formado pela diferente extensão das trenas. O pico é o principal simbolismo para o conceito do trabalho, não apenas pela topografia acentuada e mais representativa da cidade, assim como pela provocação da questão da verticalização em São Paulo em diálogo/contraponto com a geografia natural do espaço.

Arquiteturas e Cinema - Exibição e bate-papo

09/05 - 19h30 às 22h - Sesc Pinheiros
Exibição do filme Playtime, do diretor Jacques Tati, com bate-papo sobre a história, o momento e o futuro da arquitetura e do urbanismo, com o arquiteto Marcio Kogan.

Ateliê Aberto de Estruturas Móveis

10/05 a 24/05 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Ateliê aberto de técnicas mistas explorando diversos tipos de materiais, ferramentas e linguagens na construção de trabalhos e estruturas diversas.

Casinhas feitas com barro

12/05 a 20/05 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Miniaturas feitas com a técnica de construção natural conhecida como COB - cuja tradução significa "massaroca" -  composta por argila, areia, fibras e água - aliada com outros materiais encontrados na natureza, como pedras, madeiras, conchas, cipós etc. Cada família criará sua casinha de acordo com a imaginação e criatividade próprias, após  sensibilização e apresentação da técnica.

Introdução à fotografia arquitetônica com passeio

12/05 a 16/06 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Uma conversa sobre arquitetura, fotografia e como olhamos para nossa cidade. Um passeio para perceber nosso entorno construído através da forma como captamos imagens. E a oportunidade de desvendar os arredores do Sesc Pinheiros desenvolvendo a técnica fotográfica. É possível que o participante traga o equipamento que se sentir mais a vontade para fotografar, seja câmera ou smartphone.

Via Sesc SP.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arquite-Tô: Sesc SP promove série de eventos e atividades relacionadas à arquitetura e cidade" 08 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894049/arquite-to> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.