O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Arquite-Tô: Sesc SP promove série de eventos e atividades relacionadas à arquitetura e cidade

Arquite-Tô: Sesc SP promove série de eventos e atividades relacionadas à arquitetura e cidade

  • 10:00 - 8 Maio, 2018
Arquite-Tô: Sesc SP promove série de eventos e atividades relacionadas à arquitetura e cidade
Arquite-Tô: Sesc SP promove série de eventos e atividades relacionadas à arquitetura e cidade, Cortesia de Sesc SP
Cortesia de Sesc SP

O Sesc de São Paulo promove a partir de hoje o projeto Arquite-Tô, que convida o público a imaginar como as artes e a arquitetura podem articular conhecimentos e formas mais democráticas de construir, habitar e fruir.

O projeto acontece na unidade Pinheiros do Sesc e sua programação inclui palestras, apresentações teatrais, oficinas, projeção de filmes e outras atividades que, de alguma forma, dialogam com a arquitetura e a cidade. 

Veja, a seguir, a programação completa:

entre ladeiras

08/05 - 20h às 21h - Sesc Pinheiros.
Um grupo de cinco bailarinos performers se instala pouco a pouco no espaço, criando a performance por meio da relação de seus corpos com a arquitetura, a paisagem, as perspectivas e com os fluxos de movimento dos usuários e habitantes desse lugar. Da invisibilidade à visibilidade, uma constelação de corpos se configura percorrendo, permanecendo, sinalizando e preenchendo este espaço. Camadas visíveis e invisíveis do lugar são convocadas, a partir dessa interação, revelando caminhos e contingências dos movimentos do corpo, dos gestos, do duradouro e do efêmero. Através da percepção sensível e da interação do corpo com o espaço, o grupo "embala" o lugar, construindo, in situ, uma teia tridimensional a partir de fitas adesivas transparentes. Um dispositivo cinético é, assim, criado, convidando o público a uma sensação corporal desta espacialidade, rastros e memórias.

Poema Suspenso Para Uma Cidade Em Queda

08/05 a 09/05 - Diversos Horários - Teatro Paulo Autran
Uma pessoa cai do topo de um prédio e não chega ao chão. Os anos passam e este corpo não consuma a queda. A partir daí, a vida das pessoas nos apartamentos fica presa numa espécie de buraco negro pessoal, onde cada um vive uma experiência que não finaliza, que gira em círculos, não se desenvolve e não olha para seu entorno. Cada personagem fica preso em sua metáfora, ignorando o conjunto à sua volta. Trata-se de uma fábula contemporânea sobre a sensação de suspensão e paralisia geral do mundo contemporâneo. Através do excesso de possibilidades, de informações e uma abertura de infinitos caminhos a percorrer em um segundo, o homem para diante de tudo e começa a traçar um caminho circular dentro de seu reduto que, muitas vezes, ilude a vida, mas, na verdade, é puro preenchimento de espaço.

Habitar a cidade com Mono-blocos

08/05 a 11/05 - Diversos Horários - Largo da Batata
Habitar a Cidade com Mono-blocos consiste numa residência com 20 praticantes de dança em geral, principalmente envolvidos com propostas vinculadas a Dança Contemporânea, performers com formação em Teatro, Dança, Circo, Artes Visuais e Marciais, além de público em geral interessado nas informações propostas que vinculem o corpo a cena. Após 12 horas de residência, eles serão convidados a participar da performance de Mono-blocos com outros 04 membros da formação original. O programa é desenvolvido em espaços fechados (salas, ginásios) e espaços públicos (praças, ruas, becos, vielas, etc). A performance ocorre em espaços públicos. Os projetos de Vanilton Lakka apresentados com freqüência no Brasil e em mais de 16 países da America Latina, Europa e África demonstram a continuidade de um trabalho que também visa interferir no que já está estabelecido. Monoblocos é a ultima criação de Vanilton Lakka juntamente com artistas colaboradores. Com caráter de intervenção, se propõe a pensar a relação corpo/cidade e mescla experiência acadêmica e artística, abordando questões trabalhadas em experiências formativas (oficinas, residências e workshops) e artísticas (coreografias, intervenções e performances). Nesta edição, a residência conterá movimentos denominados princípios técnicos corporais compostos por técnicas de solo, suspensão e lançamento. Estes movimentos organizados em forma de jogos compõem a apresentação da obra Mono-blocos. Ao final do processo, haverá uma performance Mono-blocos com equipe mista no Largo da Batata.

Arquitetura, Utopia e Revolução: Revisitando os Anos 60

08/05 a 22/05 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
O curso teórico pretende revisitar, no caminho orientado pelo pensamento revolucionário, experiências no campo da arquitetura e do urbanismo que aspiraram à transformação da totalidade do cotidiano, bem como seus desdobramentos. Poderíamos chamá-las de "utopias"?

Picos do Jaraguá

08/05 a 05/08 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Fixação com cola de 600 trenas, uma ao lado da outra, no topo do muro do Sesc Pinheiros. O desenho do painel com a silhueta do Pico do Jaraguá, marco geográfico de São Paulo, será formado pela diferente extensão das trenas. O pico é o principal simbolismo para o conceito do trabalho, não apenas pela topografia acentuada e mais representativa da cidade, assim como pela provocação da questão da verticalização em São Paulo em diálogo/contraponto com a geografia natural do espaço.

Arquiteturas e Cinema - Exibição e bate-papo

09/05 - 19h30 às 22h - Sesc Pinheiros
Exibição do filme Playtime, do diretor Jacques Tati, com bate-papo sobre a história, o momento e o futuro da arquitetura e do urbanismo, com o arquiteto Marcio Kogan.

Ateliê Aberto de Estruturas Móveis

10/05 a 24/05 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Ateliê aberto de técnicas mistas explorando diversos tipos de materiais, ferramentas e linguagens na construção de trabalhos e estruturas diversas.

Casinhas feitas com barro

12/05 a 20/05 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Miniaturas feitas com a técnica de construção natural conhecida como COB - cuja tradução significa "massaroca" -  composta por argila, areia, fibras e água - aliada com outros materiais encontrados na natureza, como pedras, madeiras, conchas, cipós etc. Cada família criará sua casinha de acordo com a imaginação e criatividade próprias, após  sensibilização e apresentação da técnica.

Introdução à fotografia arquitetônica com passeio

12/05 a 16/06 - Diversos Horários - Sesc Pinheiros
Uma conversa sobre arquitetura, fotografia e como olhamos para nossa cidade. Um passeio para perceber nosso entorno construído através da forma como captamos imagens. E a oportunidade de desvendar os arredores do Sesc Pinheiros desenvolvendo a técnica fotográfica. É possível que o participante traga o equipamento que se sentir mais a vontade para fotografar, seja câmera ou smartphone.

Via Sesc SP

Cita: "Arquite-Tô: Sesc SP promove série de eventos e atividades relacionadas à arquitetura e cidade" 08 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894049/arquite-to> ISSN 0719-8906