Residência SKULL / HDA: Hector Delmar Arquitectura

Residência SKULL / HDA: Hector Delmar Arquitectura

© Luis Gordoa© Luis Gordoa© Luis Gordoa© Luis Gordoa+ 35

Cidade do México, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Luis Gordoa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, CASTEL, Cemex, Grupo Arca, PRODUCTOS CRISTALUM, RML: LIGHTING DESIGN
  • Construtora:HDA: Arquitectura
  • Desenho Estrutural:Eng. Ismael Ramirez
  • Colaboradores:uan Carlos Fuentes, Arturo Zurita, Alexa de Alba
  • Iluminação:M+N Diseño e Iluminación (Guillermo Martínez, Maria Eugenia Nava e Gabriela Urbina).
  • Paisagismo:Ambiente Arquitectos Juan Guerra, Misael Mendoza.
  • Cidade:Cidade do México
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. As colinas a oeste do Vale de México costumavam ser tranquilas colônias e pouco densas. Hoje em dia, no entanto, abrigam grandes edificações e os lotes estão repletos de casas. Porém, ainda persistem vestígios da paisagem arborizada.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa
Térreo
Térreo

O projeto trata-se da renovação de uma casa que está localizada neste contexto, onde há topografias acidentadas e limites construídos. A antiga residência possuía dois níveis e uma fachada fechada de frente para a rua, onde há luz e vista para as colinas circundantes. O projeto abre esta fachada estrategicamente para o céu e colinas para integrar o que resta da paisagem natural com o interior.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa
Planta Nível 1
Planta Nível 1

Persianas de alumínio foram usadas no exterior para controlar a incidência solar, além de conferir privacidade e segurança em uma área que pode ser vulnerável a roubos. Um terceiro pavimento foi feito para estender o programa arquitetônico, criando um dormitório principal com banheiro e closet. Para este propósito, foi projetada uma cobertura leve que flutua nas paredes existentes.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa
Fachada Frontal
Fachada Frontal
© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

A antiga fachada e as suas adições foram cobertas com uma camada de concreto branco de 6 cm de espessura moldada no lugar e fixada com chapas corrugadas que foram utilizadas no telhado, conferindo escala e textura. As marcas das chapas são impregnadas nas fachadas para que tudo faça parte de um conjunto e dissolva o existente do novo. Para atingir a extensão do terceiro pavimento, uma cúpula existente é transformada em uma escadaria suspensa na cobertura, refletindo a luz de diferentes maneiras ao longo do dia e exaltando a experiência de circular verticalmente pela casa. No térreo foram feitas extensões para abrigar um bar, uma sala de TV e terraços. O cliente solicitou um aquário, que foi integrado no coração da casa como se sempre estivesse ali.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência SKULL / HDA: Hector Delmar Arquitectura" [SKULL HOUSE / HDA: Hector Delmar Arquitectura] 12 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893851/residencia-skull-hda-hector-delmar-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.