Sede Ubiwhere / Ubiwhere

Sede Ubiwhere / Ubiwhere - JanelaSede Ubiwhere / Ubiwhere - Imagem 3 de 45Sede Ubiwhere / Ubiwhere - Escada, FachadaSede Ubiwhere / Ubiwhere - Mesa, Cadeira, BancadaSede Ubiwhere / Ubiwhere - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: Ubiwhere; Ubiwhere
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  591
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Margarida Carvalho
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALUMIVALE, BRUMA, Kerion, LOVE Tiles, MICROCRETE, Neocim, Primus Vitória, Rubicer, Sanindusa, Sosoares, Swiss Krono AG, VELUX Group
  • Colaborador: João Rui Costa
  • Arquiteta Responsável: Margarida Carvalho
  • Cidade: Aveiro
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Sede Ubiwhere / Ubiwhere - Janela, Fachada
© Margarida Carvalho

Descrição enviada pela equipe de projeto. O espaço de intervenção era exigente: duas edificações com mais de 100 anos de histórias. Duas edificações distintas do início do século XX com dois grandes logradouros, que tinham como principal objetivo tornarem-se na nova sede da empresa de software Ubiwhere. Com marcas da passagem do tempo, as casas encontravam-se fustigadas pelo abandono, trazendo ao projeto redobrada complexidade. Localizado no centro da cidade de Aveiro, na célebre zona das “Barrocas”, o projeto está inserido numa área urbana consolidada e maioritariamente habitacional. A principal dificuldade seria manter a essência da passagem do século, adaptando-o aos dias de hoje com especial cuidado e autenticidade. Por isso, o principal objetivo foi o de preservar e restaurar as estruturas existentes nos dois edifícios, mantendo as marcas do tempo.

Sede Ubiwhere / Ubiwhere - Imagem 13 de 45
© Margarida Carvalho
Planta - Primeiro Pavimento
Sede Ubiwhere / Ubiwhere - Mesa, Cadeira, Bancada
© Margarida Carvalho

No primeiro edifício, de génese uni com 3 andares, optou-se pela preservação e restauro das estruturas existentes, de modo a valorizar a pré-existência e adaptá-la às novas circunstâncias, procurando ser o menos intrusiva possível. Foi aproveitado o pé-direito criado pela inclinação da cobertura, com recuperação das asnas e madres originais e foram colocadas clarabóias, que trouxeram luz natural à casa. Criaram-se, portanto, salas de reunião e espaços de trabalho, com nova identidade e conceito. Ainda no mesmo edifício, na antiga cave e atual copa, foi mantido um caráter mais despojado, em contraste com a carpintaria trabalha do piso superior, com a utilização do microcimento.  Este piso é completado pela flexibilidade dada pela adição de pedaços de madeira de pinho que organizam e aquecem visualmente o espaço, e onde o material do piso se torna mobiliário. A viga cinta é um banco corrido, pontualmente interrompido pelos vãos exteriores.

Sede Ubiwhere / Ubiwhere - Escada, Janela, Corrimão, Viga
© Margarida Carvalho

No segundo edifício, de génese bifamiliar com 2 pisos, tendo em conta o seu agravado estado de conservação, consideraram-se apenas as paredes exteriores demolindo todo o seu interior. O objetivo foi intervir em toda a sua estrutura, organizando neste volume dois espaços amplos e minimalistas, permitindo que os espaços tivessem bastante luz natural, propícia a um bom ambiente para trabalho em equipa. A solução estrutural dos dois pilares funcionaram como suporte de cobertura e organizam a distribuição do mobiliário interior em 4 ilhas de trabalho.

Sede Ubiwhere / Ubiwhere - Janela, Cadeira, Mesa
© Margarida Carvalho

O projeto existente colidiu com a principal dificuldade encontrada: a ligação entre os dois edifícios. Sendo a entrada principal, e com uma largura insuficiente, tornou o projeto ainda mais complexo. Com uma grande divergência de cotas entre os dois edifícios devido à inclinação da rua, o vidro foi o elemento escolhido, deixando antever o jardim desde a entrada principal na rua e funcionando como elemento aglutinador e impermeável. Além disso, a leveza das escadas, conseguidas pela espessura do material, conferiram à entrada principal superior modernidade e minimalismo característicos do conceito geral do espaço.

Sede Ubiwhere / Ubiwhere - Escada, Fachada
© Margarida Carvalho

Nas fachadas principais, altamente fustigadas pelo tempo, foi colocado azulejo biselado de cor azul, unificando os edifícios e indo ao encontro do conceito da empresa Ubiwhere. Nas fachada laterais foi mantida a integridade das mesmas, utilizando materiais atuais para a sua reabilitação. Nas fachadas posteriores, optou-se por não unificar mantendo a diversidade formal característica da “Ilha do Canastro”. 

Sede Ubiwhere / Ubiwhere - Janela, Fachada
© Margarida Carvalho

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aveiro, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Ubiwhere / Ubiwhere" 08 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893819/sede-ubiwhere-ubiwhere> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.