Supermercado Thanopoulos em Atenas / Klab architecture

Supermercado Thanopoulos em Atenas / Klab architecture - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Klab architecture; Klab architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariana Bisti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceasar, Ceasar ceramic
© Mariana Bisti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os Supermercados Thanopoulos ficam nos subúrbios do norte de Atenas. Sempre foi uma marca de supermercados de alta qualidade com uma enorme variedade de produtos importados sofisticados que dificilmente seriam encontrados em outros supermercados da cidade.

© Mariana Bisti

A edificação possuía 3 andares antes da reforma e parecia velha. O exterior também estava desatualizado. A qualidade dos produtos oferecidos não tinha nada a ver com a qualidade do espaço.

© Mariana Bisti

Após a reforma, o supermercado passou a ter 1.600m² em dois pisos, térreo e subsolo. A circulação mudou devido à adição de escadas e a reorganização das prateleiras. Cada departamento tem sua própria identidade e o KLab projetou mobiliários personalizados para eles.

Planta - Térreo

A altura do pé-direito não era suficiente para forros falsos, então tivemos a ideia de criar uma estrutura simples de linhas verticais de Perspex, entre lâmpadas fluorescentes T5. Isso resultou num forro gradiente, quase luminescente, com OSB como pano de fundo. Como peça central, um teto falso de alumínio perfurado foi pendurado acima da área de produção e das áreas de vendas sazonais.

© Mariana Bisti

O supermercado fica em frente a uma estação de metrô. O tráfego de clientes é diferente de outros grandes supermercados, já que a maioria vem frequentemente a pé e não de carro. Isso nos levou ao desenvolvimento de uma estratégia diferente dos outros dois supermercados que projetamos para a mesma marca. Alimentos frescos podem ser encontrados no piso térreo e mantimentos e tudo mais no subsolo.

© Mariana Bisti

Nunca consideramos que nossa abordagem consistia em projetar uma fachada típica de supermercado, acreditávamos que tínhamos que contar uma história e projetar algo atraente e interessante. Nossa memória de Kifisia, este subúrbio ao norte de Atenas, está repleta de plátanos e grandes casas antigas com telhados inclinados. Com isso em mente, criamos uma segunda pele de alumínio perfurado que remetia a uma tipologia existente no contexto, mas ao mesmo tempo dentro da tipologia dos supermercados. O padrão de perfuração veio de uma imagem de plátanos em Kifisia, com diferentes tamanhos de folha feitos com corte a laser. No piso térreo, incorporamos revestimento de madeira e vidro. Há também um pórtico protegido para entrar na loja.

Elevação

Como o supermercado tem duas fachadas diferentes em duas ruas interrompidas pelo volume de um edifício neoclássico, desenvolvemos uma segunda estratégia para a fachada da rua Andrianou. Como o mercado fica bem na parte de trás da quadra e há um estacionamento limitado na frente, ele quase não era visível para os pedestres. Concebemos, então, uma grande pérgola metálica para reintroduzir o supermercado no nível da rua e criar sombra tanto para os pedestres que entram na loja quanto para os carros estacionados embaixo. A pérgola segue uma forma inclinada, criando um diálogo com os prédios adjacentes e também com a fachada do supermercado na rua Dragoumi.

© Mariana Bisti

No interior, tentamos sustentar a identidade da marca que desenvolvemos nas outras lojas, introduzindo novos materiais para o piso e redesenhando a adega de modo a adequá-la à nova planta e às dimensões do novo mercado. Painéis OSB foram colocados nas paredes até uma certa altura, principalmente para proteção. Cantos dentro da loja foram utilizados para determinadas áreas de venda como a padaria, peixaria, área de carnes, delicatessen, etc.

© Mariana Bisti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kifisia, Atenas, Grécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Supermercado Thanopoulos em Atenas / Klab architecture" [Thanopoulos Supermarket Kifisia- Athens / Klab architecture] 05 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893680/supermercado-thanopoulos-em-atenas-klab-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.