8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó

8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 2 de 298 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 3 de 298 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 4 de 298 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 5 de 298 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Mais Imagens+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  672
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hévia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerámica la Coma, ComCal, Sto, Ubasart
  • Equipe De Projeto: Marta Besora, Anna Comas, Octavio Puente, Sergio Carrás.
  • Direção Executiva Da Obra: Enric Farré e Marc Palacios, arquitetos técnicos.
  • Cálculo Estrutural: Enric Farré e Raimon Farré.
  • Cálculo De Instalações: Tescor, engenharia.
  • Construção: Baldo BSO.
  • Assessores Externos: Guillem Bosch, Jaume Mayol, Irene Pérez, Núria Rello.
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 2 de 29
© José Hévia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dignificar a cidade incorporando elementos, proporções, materiais e algumas soluções construtivas recorrentes na arquitetura tradicional doméstica de Barcelona.

8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 3 de 29
© José Hévia

A tribuna, como elemento imponente dos edifícios do Ensanche, caracteriza cada uma das oito residências que conformam o edifício. Com uma altura livre de 3,4 metros, buscou-se o máximo de benefícios possível aos 40 metros quadrados úteis disponíveis. Uma casa - uma residência, com vontade de ser flexível e poder acomodar as diversas vicissitudes que, ao longo de sua vida útil, podem acontecer. Um elemento fixo de construção leve que cerca de 10 metros quadrados abriga os serviços de cozinha, banheiro e acesso, além de um móvel que agrupas as necessidades de armazenamento, ócio e trabalho, separa e brinca com os espaços circundantes de sala, sala de jantar, dormitório e tribuna.

8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 12 de 29
© José Hévia
8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 21 de 29
Plantas - Térreo, Segundo Pavimento e Cobertura
8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 4 de 29
© José Hévia

A materialidade foi escolhida para garantir ao máximo possível uma durabilidade longeva, e se reduz a cinco elementos que explicam quase tudo: o concreto armado, presente nos elementos de pedra artificial da fachada, embasamentos e pavimentos internos, assim como a estrutura em pórtico que também está presente no interior.

8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 10 de 29
© José Hévia

A cerâmica. Fechamentos de uma folha de bloco de cerâmica leve de 24 centímetros de espessura no exterior e folha dupla do mesmo bloco de 10 centímetros no interior. A cerâmica é revestida com um sistema SATE na fachada, enquanto que se mostra no interior com um caiado, mostrando as costuras e a própria expressão do material esperando por mais camadas de cal que suavizem sua textura, ainda muito selvagem.

8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 26 de 29
Croquis / Esquemas

A madeira foi utilizada para construir os "móveis" das residências e os revestimentos dos degraus da escada. Estruturas de trama de madeira de pinheiro acabadas com tábuas de alta densidade. Todos os vínculos da estrutura são reversíveis, para poder acessar o interior das divisórias e paredes.

8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 6 de 29
© José Hévia

As instalações são um material a mais do edifício: todas presentes mas integradas, registráveis e manipuláveis, procurando fazer o mais flexível e longeva a vida útil do edifício.

A sujeira. As rugosidades da fachada buscam acomodar a sujeira e as manchas em determinados lugares e, assim, fazem com que a presença do edifício melhore ao envelhecer.

8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó - Imagem 14 de 29
© José Hévia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de Taxdirt, 19, 08025 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "8 Residências em Gracia / Raimon Farré Moretó" [8 Viviendas en Gracia / Raimon Farré Moretó] 03 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893609/8-residencias-em-gracia-raimon-farre-moreto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.