Seminário Nacional de Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo - SeNEMAU

O Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (SeNEMAU) é o momento onde membros dos EMAUs de todo o país discutem, trocam experiências e aprimoram o modelo de ensino e a extensão universitária onde a produção é voltada prioritariamente para os assuntos que envolvam a democratização da Arquitetura. O SeNEMAU, assim como o EMAU, é um encontro idealizado e promovido pela FeNEA e vem ocorrendo de forma anual, desde 1997, sendo organizado por estudantes envolvidos com os EMAUs, juntamente com os professores orientadores. A programação dos seminários é composta por atividades que promovem uma experiência coletiva de troca e aprendizagem, tais como apresentação dos trabalhos dos escritórios modelos, oficinas práticas, palestras, mesas redondas, vivência e intervenção em espaços da cidade.

Temática: SUBVERTER DISCURSOS E PROTAGONIZAR PROCESSOS

Estamos submetidos a uma ordem de discurso estabelecida pela sociedade e segundo Foucault, a produção desse discurso é controlada com objetivo de manter o poder, estabelecendo e perpetuando os valores de uma determinada classe dominante numa dada sociedade. Observamos isso através de valores tradicionais que são incorporados no cotidiano e no imaginário social por instituições como a Igreja, Escolas, Polícia, etc.

Consolidado o capitalismo como modo de produção e sistema dominante sobre o qual fundamos toda nossa organização social, podemos entender a sociedade brasileira como fundamentalmente expansionista e essencialmente organizada em função de produzir mercadorias que estão e sempre estiveram cada vez mais distantes da figura de quem produz, sendo, por vezes, mais valiosas que o próprio trabalho. Entender como funciona a sociedade capitalista brasileira é uma árdua tarefa, porém de fundamental importância nos dias de hoje, em especial, suas contradições e possibilidades de intervenção. Muitas pessoas trabalham para que poucas enriqueçam, de forma devastadora estamos assistindo direitos fundamentais sendo cerceados dos que menos detém, se tornando sucessivamente mais pobres e ameaçados em seu direito de existir. Que temos a ver com isso?

As problemáticas sociais se materializam no espaço urbano e rural, local de nossa atuação, e não atingem todos do mesmo modo, atingem com maior força os grupos marginalizados selecionados por classe, raça, sexualidade, gênero e etnia. Acreditamos que a produção de conhecimento deve ser coletiva e dar retorno a sociedade associando ensino, pesquisa e extensão, porém, entendemos que a forma de conhecimento consagrada ao menos desde o Iluminismo não é mais capaz de responder aos desafios históricos da contemporaneidade.

Tais desafios enfrentados pela sociedade hoje, não são efetivamente solucionados tendo em vista o modelo de produção de conhecimento que salienta o conhecimento científico em detrimento dos saberes populares, mas estão a ser novamente abordados por alguns arquitetos e urbanistas em busca de uma nova definição de progresso e o equilíbrio entre o humano e o meio ambiente. A compreensão da produção do habitat como um processo coletivo, aberto e democrático, baseado no diálogo horizontal entre saberes e fazeres compartilhados, tem sido apontada como eixo para construir uma sociedade baseada no diálogo e no intercâmbio de conhecimentos e visões - um tanque de pensamentos que, com o tempo, tornar-se-á um motor de mudanças e transformações.

Torna-se, assim, imprescindível e mais que isso possível posicionar-se no enfrentamento dos desafios colocados pela inconsequência da lógica de progresso que alimenta a desigualdade e a segregação. Nesse contexto, os processos colaborativos e participativos emergiram como forma de enfrentar a dimensão social de projetos complexos e/ou de interesse coletivo. O movimento nacional dos Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) tem endossado essas iniciativas dispondo o conhecimento gerado na universidade a serviço da sociedade, afirmando a responsabilidade social da profissão, posicionando-se como uma ferramenta ao lado daqueles que lutam: associações de bairro, grupos minimamente organizados, movimentos sociais, entre outros. Num cenário de conjuntura política sombrio, o desafio que propomos é nos fortalecermos enquanto movimento nacional e nos reconhecermos como agentes articuladores de processos alternativos à lógica do capital dentro e fora da universidade por meio da reflexão sobre sobre processos de aproximação, construção e atuação de EMAUs, coletivos, assessorias e demais grupos extensionistas de todo o Brasil. Somos uma rede e estamos conectados tanto por nossas próprias lutas quanto pelas lutas às quais assessoramos.

O XXII Seminário Nacional dos Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo é um evento organizado por estudantes membros de EMAU onde nos propomos a ouvir, se aproximar, valorizar e dar protagonismo a discursos alternativos, subversivos, não hegemônicos, populares e tradicionais visando enfrentar a dominação de uma classe sobre outras e sua exploração tão fortemente marcada no espaço construído. Esses discursos priorizam o bem-estar coletivo, produzem um espaço social e não o espaço-mercadoria, através de processos abertos e democráticos que fazem arquitetura com reflexão e não apenas como um exercício de construção e técnica, questionando modos dogmáticos e objetivados, na busca por processos promotores ou facilitadores da inclusão social, da construção da sustentabilidade ambiental, no respeito aos direitos humanos, especialmente o direito à cidade e à moradia, focados na construção da cidadania e da urbanidade.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Nacional de Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo - SeNEMAU" 01 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893577/seminario-nacional-de-escritorios-modelos-de-arquitetura-e-urbanismo-senemau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.